Proprietários poderão aderir a programa que visa agilizar entregas, aumentar a segurança e facilitar o acesso a serviços de emergência
Chega em Campo Largo, pela Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária – SMAP, uma novidade que vai revolucionar os serviços de entrega, segurança, saúde, entre outros, aos agricultores e produtores do interior do Município.
Trata-se do Programa Endereço Rural Digital – ERD, que visa mapear propriedades rurais para oferecer mais agilidade e acesso às entregas de qualquer produto agropecuário ao morador do interior. Além disso, dará condições de receber, por meio de localização, os serviços de urgências como ambulâncias, viaturas da Guarda Municipal e Polícia Militar, Defesa Civil, Bombeiros e Serviços Sociais, entre outros.
O proprietário rural interessado em participar do programa realiza um cadastro onde será informado o Google Plus Code da localização solicitada, por exemplo: 586GGFWF+RV4 (Plus Code da Secretaria de Agricultura e Pecuária de Campo Largo). Com este código, qualquer interessado pode acessar a localização e um caminho até este local através do aplicativo Google Maps.
A Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária já iniciou o trabalho de comunicar os produtores do município e a executar os processos de geração do Google Plus Code. Em Campo Largo, são mais de 1.700 produtores cadastrados no sistema de notas e no CAD PRO. Participar do programa não é obrigatório, é apenas para os que tenham interesse, expresso através da ficha de cadastro e autorização de dados. Pode-se, ainda, solicitar a inclusão cadastral, para produtores sem cadastro na Secretaria, através dos Telefones da Secretaria, portal do cidadão, e processo eletrônico no CAC.
Segundo o secretário municipal de Agricultura e Pecuária, Celso Vedam, foi um trabalho de pesquisa e muita dedicação, onde os servidores fizeram vários testes no interior, buscando sempre aperfeiçoar as informações das propriedades com as localizações apresentadas no Google Maps. “Mais um serviço de utilidade pública oferecido pela Prefeitura, totalmente gratuito e que dará celeridade nos serviços de entrega e de urgência. Claro que se cadastrará quem quiser, basta vir até a Secretaria que daremos o suporte necessário,” disse o secretário.
Sinalização - Serão desenvolvidas placas de identificação da propriedade com tamanho de 35x20 cm (LxA), onde estarão dispostas as informações: Google Plus CODE, nome da propriedade ou apenas Propriedade Rural (de acordo com a escolha do proprietário respeitando o limite de 22 caracteres), Brasão do Município, e Secretaria Municipal de Agricultura e Pecuária de Campo Largo. Será através destas placas que o utilizador do Plus Code garantirá que chegou na localização desejada.
Ao proprietário cabem as responsabilidades sobre as informações prestadas no cadastro e localização da propriedade, assim como a fixação da placa em local visível, podendo este ser, por exemplo, a porteira da propriedade. No caso da inexistência de porteira será necessária a instalação de dispositivo de fixação da placa, ficando a instalação e essa estrutura em si sob a responsabilidade do proprietário, podendo ser de madeira, concreto ou metal.
Inicialmente, para chamadas de emergência, o solicitante informa o código e o SAMU o utiliza através do Google Maps. Em uma segunda etapa do programa pode ser desenvolvido um aplicativo pelo qual o solicitante pode apenas enviar uma mensagem automática para o serviço de emergência com as informações necessárias, e esse poderá realizar o atendimento de forma facilitada.