Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 02:31:12
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Lote 1 contempla Contorno Sul de Curitiba com quatro faixas e duplicação do Contorno Norte

O Contorno Norte será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo.

Lote 1 contempla Contorno Sul de Curitiba com quatro faixas e duplicação do Contorno Norte

Leilão do primeiro lote das novas concessões rodoviárias do Paraná será na próxima semana. Conforme divulgação da Agência de Notícias do Estado, a definição da empresa ou consórcio vencedor acontecerá no dia 25 de agosto, na Bolsa de Valores de São Paulo, a partir das 14h.

O edital do Lote 1 das novas concessões rodoviárias do Paraná, publicado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), traz grandes obras para o Contorno Norte e o Contorno Sul de Curitiba, trechos nunca antes concedidos à iniciativa privada. A previsão, segundo a ANTT, é de ter o contrato assinado até o final do ano. As obras devem acontecer após o terceiro ano de contrato.
O Contorno Norte de Curitiba, a PR-418, tem uma extensão de 21,86 quilômetros, desde o trevo de acesso a Campo Largo, até a rotatória de acesso para Colombo (PR-417). Ele será duplicado inteiramente, desde o entroncamento com Colombo até a pista dupla já existente próximo ao trevo para Campo Largo, em uma extensão de 20,53 km.

A rodovia também receberá 780 metros de faixas adicionais em dois segmentos, sendo um deles na passagem superior do viaduto para Campo Largo (duas faixas), e o outro na passagem superior do viaduto no entroncamento para Almirante Tamandaré (uma faixa).

Entre as obras de arte especiais (OAEs), está previsto um novo viaduto do tipo diamante no km 6+920, atual trevo da Coopercarga, e outro no km 12+520, substituindo o trevo da Rua das Amoreiras. Também serão implementadas duas novas trincheiras, uma no km 1+330, no trevo ao término da pista dupla, e outra no km 17+890, substituindo a estrutura já existente. O lote prevê ainda passagem de fauna entre os km 11 e km 12, e construção de caixa de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com o Rio Tanguá e com outros cursos d’água.

Contorno Sul
A concessão do Contorno Sul de Curitiba irá do trevo de acesso para Campo Largo até o entroncamento com a BR-476 (acesso para Fazenda Rio Grande), em uma extensão de 14,6 km. De acordo com o sistema rodoviário federal, este contorno é composto por trechos da BR-277 e BR-376.

Serão implantadas duas faixas adicionais em ambos os sentidos da via, deixando a rodovia com quatro faixas de rolamento em cada sentido. Também serão alargadas as vias marginais existentes e implantadas novas, próximo ao trevo do Tatuquara.

Serão construídas quatro novas trincheiras no Contorno Sul de Curitiba, na altura da Rua João Bettega, da Rua Álvares de Azevedo, da Rua Theodoro Locker e da Rua Benedito Carollo. Também serão implantadas ciclovias em ambos os sentidos do contorno entre o trevo para Campo Largo e o trevo para Araucária, em uma extensão de 13,7 km.

PR-423 – Do viaduto com a Rodovia do Xisto, em Araucária, até o entroncamento com a BR-277, em Campo Largo, em uma extensão de 27,93 km
A PR-423 será duplicada a partir do viaduto de Araucária até o viaduto sobre a variante da BR-277 em Campo Largo.

O trecho vai receber também cinco interseções em desnível, como viadutos e trincheiras. Duas serão do tipo diamante, em que há uma saída e um acesso para a rodovia principal em ambos os sentidos, pela pista da direita. Uma delas será no trevo da Rua João Stukas, histórico local de acidentes, e a outra no trevo com a PR-510, já no perímetro urbano de Campo Largo.

Também será implantada uma interseção do tipo trombeta, que conta com três ramos, sendo que um deles faz uma curva de 270º antes de se dividir, no local do atual trevo da Rua Cesário Furman, em Araucária.
Ainda em Araucária, será implantada uma trincheira na PR-423, ligando a Avenida das Nações com as ruas Luiz Armando Ohpis e Roque Saad, e outra em Campo Largo, ligando a Av. Fritz Ervin Schmidt com a Rua Pedro II. Também serão implantadas duas interseções em nível do tipo X, no km 19+940 e no km 24, e regularizados e adequados sete acessos à rodovia.
Entre as melhorias ambientais, serão passagens de fauna no km 13+500, entre os km 26 e km 28, e entre os km 58 e km 64, além de uma caixa de contenção de líquidos perigosos no cruzamento com o rio Passaúna.