Sexta-feira às 22 de Novembro de 2024 às 11:08:24
Geral

1.200 pessoas já participaram do Projeto Cidadão Preparado – Instrução de Primeiros Socorros em Campo Largo

Desenvolvido pela Defesa Civil, a intenção é formar três mil pessoas em 2023

1.200 pessoas já participaram do Projeto Cidadão Preparado – Instrução de Primeiros Socorros em Campo Largo

Cerca de 1200 pessoas participaram do Projeto Cidadão Preparado – Instrução de Primeiros Socorros, idealizado pelo diretor de Operações da Comissão Municipal de Defesa Civil de Campo Largo, Maicon de Lima Soares, que teve início em fevereiro deste ano. Com o objetivo de preparar a comunidade para situações emergenciais, as palestras vêm sendo ministradas em instituições públicas e igrejas.

“Hoje o projeto ultrapassou os 1.200 munícipes instruídos em Primeiros Socorros, o primeiro curso ofertado pelo projeto. Em julho de 2023 iniciou o segundo curso, Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndio, a primeira turma foi com a Guarda Mirim. Nossa meta é preparar, ainda em 2023, aproximadamente três mil munícipes.”

Maicon ressalta que qualquer pessoa pode passar por situações de emergência, sejam lesões, acidentes, ou condições de saúde, seja em casa, no trabalho ou no trânsito. “É nesse momento que entra a importância dos Primeiros Socorros, e ter algum conhecimento pode ser a diferença entre a vida e a morte. Porém, é importante saber como proceder antes de querer ajudar alguém, para não piorar a situação”, acrescenta.

Ele ressalta ainda que muitas pessoas podem entrar em pânico, mas o momento exige a calma, e chamar rapidamente o resgate profissional. “Após isso, você apenas deverá aplicar qualquer procedimento se tiver conhecimento no que está fazendo. Caso tenha dúvidas, o ideal é aguardar o socorro e se possível apenas proteger o acidentado de perigos maiores”, diz.

No curso de Noções Básicas de Prevenção e Combate a Incêndios, Maicon explica que traz um conhecimento focado nas técnicas e materiais necessários para combater um incêndio, e também engloba cuidados preventivos para evitá-lo. “A maioria dos incêndios é ocasionada por causa humana, e muitos destes incêndios podem ser controlados logo em seu início, por qualquer pessoa que possua os conhecimentos básicos das técnicas e materiais utilizados para o seu combate”, ressalta.

Quem participou

Maicon explica que os cursos foram ministrados em comunidades e órgãos municipais. Estima que participaram aproximadamente 600 servidores da Prefeitura de todas as secretarias.

Além deles, também foram realizados cursos para Jovens da igreja Universal; Grupo de Escoteiros Passaúna, Grupo de Escoteiros Eco, Clube de Desbravadores Sede Bateias, Lar dos Idosos, Cras Popular Nova realizado ações com as crianças e idosos; Guarda Mirim, Cmeis, escolas municipais, Câmara Municipal e dentre outros grupos na comunidade, tudo de maneira gratuita.

Ressalta que os cursos podem ser feitos em empresas, para os funcionários e seus familiares, necessitando somente o agendamento e um local próprio para realização. O curso pode ser agendado pelos números: (41) 3291-5199 e (41) 9 9833-8888.

“Está sendo elaborado o planejamento para a criação do PAM - Plano de Auxílio Mútuo, onde através dessa parceria entre Defesa civil, empresas e Corpo de Bombeiros são realizadas reuniões com o objetivo de discutir a prevenção de acidentes nas indústrias e empresas geral, evitando desastres como ocorreu em Palotina no mês de julho. Após a implantação do PAM, as empresas terão sempre esse apoio da Defesa Civil e Bombeiros para realizar treinamento e simulados de incêndios ou de desastres.”, finaliza.