Ao andar pelo centro de Campo Largo não é difícil se deparar com vitrines tomadas de cor-de-rosa, e ao pensar em cor-de-rosa, é quase impossível não associar à boneca mais famosa do mundo. Na última quinta-feira, 20 de julho, estreou nos cinemas o filme live-action da Barbie, e a estreia está trazendo dea volta a cultura Barbiecore – tendência que se inspira no estilo característico da boneca da Mattel.
Essa tendência estende-se a tudo, desde vestuário até produtos alimentícios. O comércio precisou se adaptar a esta demanda, que não é só das crianças,
mas também de adultos que procuram relembrar a infância.
Lojas de roupas e calçados apostaram na tendência “pink”. “Nunca se viu
tanto rosa nas lojas como agora”, diz uma consumidora.
A empresária Helen Magatão, dona de uma loja no centro da cidade, conta que a procura é grande por artigos que remetem ao estilo do momento: “Por sermos uma loja de estética e cosmética, já temos um público ‘rosa’, mas estamos vendendo muito mais”.
Lanchonetes e cafeterias também se renderam à Barbie e passaram a vender alimentos como pizzas e cafés na cor-de-rosa. Franciele Maziero é atendente de uma cafeteria que lançou uma bebida inspirada no filme. Ela explica que o comércio precisa entrar no que está em alta: “Isso desperta o interesse das pessoas, já que a Barbie fez e ainda faz parte da infância de tanta gente. É legal ver a empolgação do público,
as crianças até trazem as bonecas junto para a cafeteria.”
Thayná Gonçalves trabalha em outra lanchonete que está vendendo alimentos característicos ao filme. Ela conta que foi fácil se adaptar à tendência, usando
produtos que já tinham, e assim foi possível atrair mais clientes.