Ter insights valiosos para o autodesenvolvimento, compreender diferentes perfis comportamentais para melhor relacionamento no trabalho ou no lado pessoal, entender sobre perfis para melhorar liderança, negociação e tantas outras aplicações são possíveis ao se aprofundar melhor no método DISC. Ou se ressalta alguns comportamentos, ou se aprimora ferramentas para lidar com pontos que seriam considerados fraquezas.
A sigla DISC significa Dominância, Influência, Estabilidade e Conformidade. A coach Rachel Vianna, que vem aplicando com sucesso o método em treinamentos na Acicla - Associação Comercial e Empresarial de Campo Largo, explica que consiste no estudo desses quatro perfis de comportamentos básicos que predominam e na mistura dessas predominâncias surgem vários perfis. “O objetivo é o autoconhecimento detectando algumas características comportamentais, forças, motivações, forma de gerenciar e de se comunicar”, ressalta.
O DISC, segundo ela, serve como um balizador para nos conhecermos e conhecer o outro. “Serve para melhorarmos nossos relacionamentos pessoais e profissionais. Cabe lembrar que não existe um perfil ‘melhor’ ou ‘pior’ que o outro. Todos os perfis possuem pontos fortes e pontos a aprimorar. O que faz um indivíduo engloba muitas variáveis, tais como: valores, crenças, experiências de vida, inteligência emocional, maturidade e o comportamento é apenas uma parte disso”, explica Rachel.
Essa teoria foi desenvolvida pelo escritor William Moulton Marston na década de 1920, no livro As Emoções das Pessoas Normais, e é aplicada em áreas como Psicologia, Comunicação, vendas e gestão de equipes.
Entenda o DISC
O perfil Dominância (D) é caracterizado por pessoas mais assertivas, orientadas para a ação e focadas em resultados. Elas tendem a ser diretas, competitivas e têm uma abordagem mais decidida diante de desafios. São líderes naturais, que gostam de assumir o controle e tomar decisões rápidas.
O perfil Influência (I) está relacionado a pessoas comunicativas, sociáveis e persuasivas. São indivíduos que valorizam as relações interpessoais, são extrovertidos e gostam de trabalhar em equipe. Possuem habilidades de comunicação eficazes e tendem a ser otimistas e entusiasmados.
O perfil Estabilidade (S) é caracterizado por pessoas mais estáveis emocionalmente, pacientes e que priorizam a harmonia e a estabilidade no ambiente de trabalho. São indivíduos prestativos, que valorizam a cooperação e têm uma abordagem mais tranquila e amigável nas interações.
O perfil Conformidade (C) representa pessoas detalhistas, analíticas e orientadas para a precisão. São indivíduos que gostam de seguir regras, têm uma abordagem lógica e meticulosa em suas tarefas. Valorizam a qualidade e a precisão e tendem a ser mais reservados e cautelosos.
A Metodologia DISC auxilia a aprofundar o conhecimento do comportamento humano, a melhorar a Comunicação e Negociação, otimizar os relacionamentos pessoais e profissionais, otimizar processos de atração e retenção de talentos na sua empresa, desenvolvimento de times de alta performance e liderança através do conhecimento do perfil comportamental.
No treinamento é abordado o conhecimento dos quatro perfis e como aplicar para o autoconhecimento e autogestão potencializando os seus resultados individuais. São realizados exercícios práticos de Comunicação com os quatro perfis em diversas situações e rotinas pessoais e profissionais (reuniões, negociações, vendas, times, contratação etc).