Após o acidente ocorrido no dia 13 de junho, quando um caminhão tombou na pista e bloqueou o trânsito por mais de nove horas, Maurício Rivabem busca soluções práticas para amenizar os transtornos
O prefeito Maurício Rivabem definiu em reunião com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e com o Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na última sexta-feira (30), uma série de ações emergenciais em caso de acidente no trecho da BR-277 que compreende o município de Campo Largo.
Após o acidente ocorrido no dia 13 de junho, quando um caminhão tombou na pista e bloqueou o trânsito por mais de nove horas, Maurício Rivabem busca soluções práticas para amenizar transtornos à população campo-larguense que estuda ou trabalha em Curitiba, principalmente.
Uma das ações definidas foi a comunicação direta da Guarda Municipal de Campo Largo com o comando do núcleo de operações da PRF Ponta Grossa, que atende o trecho. Em caso de acidente, a GM saberá - através do grupo de whatsapp que será criado - rapidamente do ocorrido, poderá contribuir para o direcionamento do tráfego e auxiliar a PRF sobre as rotas e estradas alternativas dentro do município.
“É notório que o guarda municipal conhece muito mais a região do que o agente da PRF, por isso, a contribuição é muito válida”, disse o comandante da PRF, Carlos Ricardo Vettorazzi.
As rotas alternativas para o transporte público definidas com a Agência de Assuntos Metropolitanos do Paraná (AMEP) foram apresentadas aos agentes da PRF durante a reunião. A Defesa Civil de Campo Largo também foi colocada à disposição em situações de acidentes e emergências no trecho.
“Acidentes infelizmente acontecem, mas podemos trabalhar juntos, prevenindo e evitando prejuízos e transtornos à população. Não havendo ocorrência dentro da cidade, não há problema em nossa GM e Defesa Civil apoiarem o trabalho da PRF, DER, entre outros”, disse o prefeito Maurício Rivabem.
Protocolo - Participaram da reunião, com o objetivo decriar um protocolo de ação entre as diversas instituições,o superintendente da regional leste do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), Daniel Hatiro Fujiwara; o engenheiro do DER, Márcio Gurski; o comandante do PRF, Carlos Ricardo Vettorazzi; o chefe da unidade Purunã da PRF, Denilson Cruz; o guarda municipal Messias, o procurador geral do município, Silvio Seguro; a secretária municipal de Governo, Chrystiane Chemim; o secretário municipal de Comunicação Social e TI, Flávio Barszcz; o chefe de gabinete, Edimar Zucon; o coordenador da Defesa Civil de Campo Largo, Maicon de Lima, o diretor da Secretaria Municipal de Ordem Pública, Everton Oliveira, o diretor do departamento de Frotas, Gilberto Ap. Martins; e o diretor do DepTran, Everson Vaz.