Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 04:27:07
Geral

Campo-larguenses retornam da Copa do Mundo de Footgolf com grande experiência

Foram 15 dias de muito FootGolf e troca de experiências entre representantes de 40 países na maior competição do esporte já realizada no mundo.

Campo-larguenses retornam da Copa do  Mundo de Footgolf com grande experiência

Foram 15 dias de muito FootGolf e troca de experiências entre representantes de 40 países na maior competição do esporte já realizada no mundo. Os campo-larguenses Anaile Zilio, Cassiano Pianaro, Joilson José Kuhn, Jurides Caldartt, Márcio Antônio Kuhn, Márcio José Bubniak, Peter Walter Andre e Vagner André de Souza Machado estiveram entre os quase 1000 atletas que participaram da maratona de jogos individuais e por equipe.

O Brasil se classificou para as 8ª de final por equipe, disputando com Estados Unidos, Malásia e Chile. Infelizmente a tão sonhada vaga para a final não veio, mas os atletas aproveitaram cada lance do jogo como forma de aprendizagem. Humberto Bertoldi (FootGolf Pelotas/RS) se destacou entre os quase 300 atletas que disputaram a Categoria Sênior (acima de 45 anos) e alcançou a 10ª colocação. Na categoria Livre, Vagner Machado (Footgolf Campo Largo) e Éder Trevisol (FootGolf Cafelândia), empataram na 33ª colocação, um excelente resultado, uma vez que a disputa da categoria contou com a participação de cerca de 550 atletas.

“Foi muito bom disputar uma competição dessa importância e jogar com os melhores do mundo”, ressalta Jurides Caldartt, um dos atletas de Campo Largo que defendeu as cores do Brasil na competição. Caldartt explica que embora o Brasil possua excelentes jogadores, ainda está muito aquém do nível mundial, uma vez que por ser um esporte amador pouco conhecido nacionalmente, os incentivos destinados à modalidade são praticamente inexistentes. “A maioria dos atletas viajou com recursos próprios, conseguindo viabilizar a viagem por meio de rifas e patrocínio de algumas empresas locais; os campo-larguenses receberam um importante apoio do município, o que ajudou muito”, destaca.

A FIFG World Cup aconteceu entre os dias 27 de maio a 06 de junho, em Orlando, na Florida. Os campeonatos mundiais são realizados a cada dois ou quatro anos, sendo que o primeiro foi disputado na Hungria, em 2012, com a participação de oito países; o segundo na Argentina em 2016 com 26 países; e o terceiro em 2018, no Marrocos, com a participação de 35 países. Este ano, o Mundial contará com a participação de 1.000 atletas de 40 países, um resultado incontestável do crescimento desse esporte que já virou febre no mundo todo. Em Campo Largo, a modalidade é praticada no Parque Newton Puppi.