O Departamento de Turismo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Turismo promoveu dois eventos na última semana, para diferentes públicos do setor turístico local.
Aconteceu em Bateias uma oficina sobre Gestão Financeira, em parceria com o Sebrae, voltada para empreendedores locais do Turismo. Cerca de dez participantes foram orientados pelo consultor João Ricardo Dreshel, do Sebrae/PR, para desenvolverem planejamento financeiro para seus negócios. A ação foi no Colégio Otalípio Pereira de Andrade, no período da noite, e segundo a diretora do Departamento Municipal de Turismo, Bernadeth Kulka, “a reunião teve como objetivo capacitar e qualificar os empreendedores da região que estão participando do processo de implementação do roteiro turístico de Bateias”.
E no dia 01 de junho o município recebeu uma Famtour que é uma viagem de familiarização em que os agentes de viagens são convidados a conhecer os produtos e serviços turísticos de um destino. Um grupo de 30 guias de turismo, acompanhado pelo diretor da pasta Hélio Marzani, passou o dia em visitas a diversos empreendimentos turísticos locais. O Departamento de Turismo promove esse encontro para apresentar o potencial da cidade em receber visitantes, as opções criativas e agradáveis de passeios disponíveis, e para ampliar as vendas, o acesso e o desenvolvimento econômico. Campo Largo recebeu o grupo de guias de turismo sob responsabilidade de Cecília da Silva, guia de turismo Regional Paraná, Nacional e América do Sul. Ela atua no ramo há 26 anos e reside no município, trazendo o olhar local que fortalece a atuação de quem está trabalhando no setor.
O roteiro de visitações estavam diversos empreendimentos que ilustram a variedade de atuação - e de oferta - do turismo local: a Vinícola Legado (que oferece visitas guiadas, degustação de vinhos e espumantes, pic-nic, day-use e eventos), a Estância Hidromineral Ouro Fino (que oferece lazer, trilhas, cascata, piscinas), a Petiscaria Melhor Opção (que oferece almoço e jantar), o WS Aircraft Museum (Museu de Aviação que oferece uma coleção de aeronaves civis e militares para visitação, voos panorâmicos e saltos de paraquedas), a Germer Porcelanas (que oferece visita à fábrica para conhecer o processo de feitura de louças e loja para compras) e, por fim, a Tribal Brasil Orgânicos - Comunidade Doze Tribos (que oferece vendas de chás e erva mate orgânica).
“Foi muito bom ver guias de turismo interessados em trazer turistas para nossos empreendimentos. A ideia é que consigam vender melhor, com mais propriedade e em maior volume. Mostra que estamos fazendo o dever de casa”, finalizou Bernadeth Kulka.