No último domingo (28) um estabelecimento comercial pegou fogo na Rua Desembargador Clotário Portugal, em Campo Largo.
No último domingo (28) um estabelecimento comercial pegou fogo na Rua Desembargador Clotário Portugal, em Campo Largo. O fogo começou por volta das 16h30, o motivo ainda está sendo investigado pela Polícia Científica. Como o local estava vazio, não houve tentativa de apagá-lo logo no início, tomando grandes proporções e sendo necessário reforço por parte do Corpo de Bombeiros.
Para alertar empresários e comerciantes sobre como prevenir e como proceder em caso de incêndios, o Capitão do Corpo de Bombeiros de Campo Largo, Vinicius Zem Moraes, conversou com a Folha de Campo Largo e indicou o que pode ser feito. “O primeiro passo para garantir segurança é buscar a regularização perante o Corpo de Bombeiros”, alerta o Capitão. Estando regularizado, o estabelecimento terá os equipamentos necessários para frear o fogo já no estágio inicial. São eles extintores e hidrantes – estes no caso de empresas de maior porte.
Empresários que não são regularizados podem pedir solicitação do licenciamento no site do Corpo de Bombeiros. É importante também que tenha pelo menos um funcionário capacitado para usar os equipamentos em caso de incêndio. “No rótulo do extintor tem indicações de uso”, indica Vinicius.
Cuidados importantes
- manter em dia a manutenção elétrica. Evitar unir muitas ligações elétricas num único circuito, pois quanto mais aparelhos ligados na mesma tomada, maiores os riscos de curto-circuito. Fios desencapados devem ser isolados e, de preferência, substituídos imediatamente.
- monitorar as condições de equipamentos. Fazer sempre a manutenção preventiva e manter o maquinário em bom funcionamento. Isso impede que os equipamentos superaqueçam e façam faíscas. Manter os extintores e demais equipamentos de segurança em bom estado. Todos os extintores, mangueiras e hidrantes devem ser inspecionados com frequência, conforme as normas ABNT, NBT e ITs aplicáveis.
- deve ser assegurado a quantidade ideal de equipamentos em proporção ao tamanho da área a ser protegida. Instalar um bom sistema de proteção. Isso inclui detectores de fumaça, chamas e gases, painéis de controle e outros acessórios.
Em caso de emergência, acione o Corpo de Bombeiros através do 193.