Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 04:21:21
Geral

Campo Largo sedia encontro da Assomec com prefeitos da RMC

O Casarão Histórico do Parque Newton Puppi foi o local de encontro de prefeitos e autoridades, na manhã desta quinta-feira (04), para a realização geral da Assomec

Campo Largo sedia encontro da  Assomec com prefeitos da RMC

O Casarão Histórico do Parque Newton Puppi foi o local de encontro de prefeitos e autoridades, na manhã desta quinta-feira (04), para a realização geral da Assomec - Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba.

O anfitrião local, o prefeito Mauricio Rivabem ressaltou a importância da união dos prefeitos, que assim conseguem ter mais força para realizar os trabalhos. No evento foram discutidos projetos, formas de trabalho, programas e parcerias com o Governo do Estado, prestação de contas do 1º Quadrimestre e alteração do Estatuto da Assomec. Nas apresentações iniciais, Bihl Zanetti, presidente da Assomec e também prefeito de Campina Grande do Sul, destacou e valorizou Campo Largo, onde tem fortes vínculos de amizade.

Eduardo Pimentel, vice-prefeito de Curitiba e secretário de Estado das Cidades, destacou importantes avanços e projetos em andamento no Paraná. Falou sobre breve licitação do transporte coletivo metropolitano  que é uma pauta importante no Governo. Destacou a liderança do governador Ratinho Junior quando assinou com o presidente Lula o início da licitação do pedágio com os dois primeiros lotes e afirmou que a Secretaria está aberta à Assomec, detalhando sobre diversos projetos que têm colocado o Paraná em uma importante posição a nível nacional.

A defesa dos interesses dos municípios tem que ser a principal temática, segundo destacou Edimar Aparecido Pereira dos Santos, presidente da Associação do Municípios do Paraná - AMP e prefeito de Santa Cecília do Pavão. Ele falou que é preciso se discutir o impacto da redução do ICMS nos combustíveis e que os municípios precisam buscar algo para compensar essa receita. Também sobre a necessidade de se envolver e pressionar o Congresso para aprovar a Reforma Tributária, o que vai dar um novo impulso e mais recursos aos municípios, como também mais justiça social.

Juarez Henrich, representante da Confederação Nacional dos Municípios – CNM, declarou que os prefeitos precisam ser ousados e também provocar o Governo para crescer. “A Assomec é uma das entidades mais importantes, mas precisa se autossustentar, ter parcerias. É quem briga pelos prefeitos e precisam entender a importância desta união, como também que os prefeitos valorizem a Associação”, argumenta.
O Sebrae também esteve representado no evento e foi enaltecido o trabalho para fortalecer os municípios como estratégia de desenvolvimento. “O Sebrae trabalha para fortalecer políticas públicas para que os empreendedores tornem o município forte economicamente. Tem o objetivo de estimular a geração de empregos, atender empresário, melhorar gestão e proporcionar ambiente de negócios, uma educação empreendedora.