Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 06:36:47
Geral

Passaporte, Freio do Proprietário, Prova Inclusão de Ouro & 25º Remate em São Luiz do Purunã

Campo Largo é a cidade com maior número de criadores de cavalos crioulos no Paraná e está entre as maiores do Brasil

Passaporte, Freio do Proprietário, Prova Inclusão de Ouro & 25º Remate em São Luiz do Purunã

Teve início nesta quarta-feira (22) na Cabanha São Rafael, em São Luiz do Purunã, o evento Passaporte, Freio do Proprietário, Prova Inclusão de Ouro & 25º Remate. Cerca de 300 a 400 pessoas são esperadas diariamente até o encerramento do evento no domingo, 26. Uma realização do Núcleo de Criadores de Cavalo Crioulo – NCCC em parceria com a São Rafael.

Essa é uma classificação para chegar à final do Freio de Ouro na Expointer, no Rio Grande do Sul, em setembro deste ano. A pontuação no evento também vai para um histórico do animal até chegar a um registro de mérito que o deixa mais valioso no mercado, para venda ou cobertura. Jurados avaliam a postura e beleza do cavalo, características raciais, montado e no cabresto; alinhamento de cabeça, pescoço, lombo, garupa e aprumos.

São 70 animais inscritos e criadores do Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e São Paulo aqui para prestigiar. Nesta etapa os cavalos serão julgados por Rafael Geiss Terra [Jurado Titular] e Ivens Ortigari Junior [Jurado Auxiliar] - passam para a final do evento quatro machos e quatro fêmeas. Conforme divulgado pela São Rafael, é uma grande alegria abrir as portas para realizar este evento, que fortalece a essência da cultura do cavalo. O Paraná ocupa um espaço de destaque de criadores e por diversas vezes chegou ao final do ciclo obtendo freios de Ouro e Prata.

Eventos como este estão cada vez mais fortalecidos porque é um meio que envolve muitas famílias, passa a ser um estilo de vida, movimenta a Economia e gera milhares de empregos. A Folha conversou com o presidente do NCCC, Juliano Chemin Spréa, e o vice-presidente, Ivo Cezário Gobbato de Carvalho, que destacaram cerca de 2 mil empregos neste setor na região além de movimentar milhões de reais na venda de cavalos, por exemplo. Campo Largo também se destaca como a cidade com maior número de criadores de cavalos crioulos fora o Rio Grande do Sul.

O NCCC hoje conta com 80 sócios e tem como objetivo fomentar a raça. Para isso, realizam anualmente eventos como credenciadora, exposição morfológica, criolaço, passaporte, paleteado e outros.  Destaca-se sobre a raça a extrema habilidade, ser muito dócil, que responde muito bem quando bem manejado; são cavalos menores, mas muito fortes e rústicos.

Os Núcleos de Criadores de Cavalos Crioulos (NCCC) são organizações filiadas à ABCCC, com o objetivo primordial de contribuir com o desenvolvimento da raça Crioula em diferentes regiões do país. As primeiras etapas de todas as modalidades são organizadas e realizadas pelos núcleos, portanto, são a porta de entrada a todos os usuários, proprietários e criadores de cavalos Crioulos. Além disso, os núcleos são locais de união e confraternização entre os crioulistas de cada região, função essencial para que a comunidade se mantenha em contato e por dentro de todas as novidades. Mais informações: (41) 3113-5152.