Um dia bastante especial na comemoração do Dia da Mulher, neste dia 08 de março, em evento na sede da Acicla e promovido pela Acicla Mulher.
Um dia bastante especial na comemoração do Dia da Mulher, neste dia 08 de março, em evento na sede da Acicla e promovido pela Acicla Mulher. Não só pela valorização, mas pela troca de experiência e engajamento na classe feminina que ficou muito nítido. O evento contou com coffee break, espaço de exposição de empresas, dinâmica de integração e palestras. Ao final, homenagem a três mulheres de destaque na cidade nos setores em que atuam.
A diretora da Acicla Mulher, Michélle Galliano, foi enaltecida por estar à frente deste grupo que tem trabalhado em prol do associativismo e movido um grande número de mulheres. Uma oportunidade de troca de experiências, de capacitação, networking e um espaço para que todas passem suas demandas para que sejam desenvolvidos novos eventos e ações para melhor desempenho profissional e pessoal.
Para descontrair e deixar as cercas de 100 empreendedoras em sintonia, a professora de Teatro do Centro Cultural Inspirarte, Kelle Bastos, trouxe técnicas para serem usadas em situações no dia a dia para trazer mais autoconfiança. Kelle destacou que cada pessoa tem sua particularidade, são pessoas únicas e precisam dar valor à sua própria história.
Ela promoveu uma dinâmica que estimulou a conversa entre todas, a troca de olhar, a consciência corporal e frisou que são técnicas para usarem em vendas, no dia a dia, com a família. “Que a gente se perceba, se conheça, se valorize”, frisa.
Identidade feminina
O quanto o uso de acessórios faz diferença foi demonstrado pela empresária Nice Sozo, da Hícaro Joias e Semijoias. Durante sua apresentação ela foi vestindo colares, brincos e anéis para mostrar o impacto na composição do look. Disse o quanto estas peças têm o poder de expressar a identidade feminina, ajudam na postura profissional e autoconfiança, além de comunicar a mensagem que quer passar, em diferentes ocasiões.
Nice desafiou as participantes do evento a nos próximos dias investirem nos acessórios ao se vestirem, para sentirem a diferença. Destacou a praticidade de ter peças atemporais em casa, que combinam com outras na hora de compor o visual. “Precisam sentir com qual estilo ficam mais à vontade, para seguirem o próprio estilo”, frisou, citando peças que remetam à feminilidade. Roupas podem ser repetidas e quando muda o acessório passam outra imagem.
Imagem estratégica
“Qual impacto você quer gerar no meio em que atua?” foi o tema da palestra da Jessyca Corrêa, que é empreendedora há 14 anos e Consultora de Imagem. Ela deu orientações práticas sobre a imagem estratégica, elementos visuais e ferramentas que podem ser usadas a favor da mulher pra dar aquela boa primeira impressão. Frisou em usar as roupas de forma intencional e citou pesquisas que trazem informações do quanto as pessoas se percebem melhores quando estão bem vestidas e uma pesquisa da Forbes inclusive apresenta que as pessoas que se vestem melhor se sentem diferentes das demais.
Dicas simples e importantes passadas pela Jessyca foram quanto ao cabelo, que devem estar sempre limpos ou ao menos usar shampoo a seco para situações em que não consiga lavar. Unhas feitas e apresentáveis são importantes para uma boa apresentação, e é melhor estar sem esmalte do que com eles descascados. “O rosto é o cartão de visita”, então cuidados com a pele e maquiagem básica devem ser rotina.
Três pilares da imagem foram ressaltados por ela: aparência, comportamento e comunicação. Ressalta, ainda, que não é questão de ser melhor que alguém, mas, sim, sempre buscar a melhor versão, escolher cortes de cabelo e cores que te valorizem, por exemplo. É uma soma de elementos para causar uma boa impressão, com postura adequada, timbre correto para comunicar, ênfase no que é mais importante, entre outros pontos. “Que imagem eu quero passar? De alguém acessível, mais dinâmica, mais credibilidade?”, ressalta Jessyca para estimular uma reflexão.
As formas também trazem uma mensagem na hora de se vestir. Explicou que linhas retas em bolsas e sapatos, por exemplo, mostram mais formalidade, seriedade e até certo distanciamento. As linhas diagonais trazem mais dinamismo e criatividade. As linhas curvas mostram sensibilidade, romantismo e proximidade. Quanto aos tecidos, diz que cada um comunica algo – a viscose, por exemplo, traz um ar mais elegante.
“Cor nas roupas traz mais alegria e sempre chama mais atenção”, frisa. Uso de roupas monocromáticas deixam a pessoa mais longilínea, enquanto looks neutros deixam a pessoa elegante mesmo usando peças informais.
Para concluir, ela trouxe um questionamento: “Você seria sua própria cliente? Sua imagem reflete teu potencial?”. Disse que uma comunicação bem alinhada diferencia a pessoa da concorrência e traz credibilidade.
Homenagem “Mulher no Associativismo”
Para representar a força feminina e valorizar o espaço conquistado a cada dia, a diretoria do Acicla Mulher levantou nomes de mulheres que se destacam nos diversos setores em que atuam e que são fonte de inspiração no associativismo. Após votação da diretoria, chegaram a três nomes para receber uma homenagem e um troféu simbólico da Mulher no Associativismo. Segue homenagens:
Márcia Dallagrana Colatusso - empresa do Comércio: Casa di Grano
Além do associativismo, Márcia possui atendimento e um cardápio diferenciado, além de um ambiente mega acolhedor. Mulher inteligente, possui anos de experiência na área da educação. Sempre inovando, tem um potencial enorme e por onde passa deixa sempre o seu melhor.
Solange Andreassa Leck - empresa prestadora de Serviços: Laboratório Biolag - Análises Clínicas
Além do associativismo, Solange preza muito pelo atendimento e pela qualidade. O Laboratório Biolag é referência na nossa cidade. Na pandemia, se reinventou com os serviços de drive-thru, proporcionando aos seus clientes um atendimento diferenciado com muita segurança na realização de seus exames. Muito visionária e em constante evolução, recentemente inaugurou o Biohomecare.
Vírginia Vargas – Indústria: Serro
Além do super engajamento com o associativismo, Vírgínia vem crescendo e expandindo cada vez mais suas linhas, buscando sempre inovação e tecnologia. A Serro Carrocerias agora é Serro e dividiu seus produtos em três linhas: Implementos, Unidades Móveis e Motorhomes. Ela está sempre liderando e preza pelo atendimento com as melhores soluções.