Para buscar esse documento, é preciso que o requerente dirija-se até o Ciretran da cidade com um documento com foto
Mais de 1000 CNHs (Carteira Nacional de Habilitação) estão acumuladas na unidade local do Detran na espera de serem retiradas por seus solicitantes.
O diretor do Ciretran de Campo Largo, Lauri Luís Finger, informou que no instituto tem documentos que estão há mais de 2 anos disponíveis para serem buscados. Além disso, ele relata que muitas pessoas acham que a retirada da habilitação é em Curitiba, mas ela pode ser feita em Campo Largo.
Para acompanhar a situação da emissão da CNH, é necessário que o solicitante verifique o site do Detran e informe seus dados. Já para buscar esse documento, é preciso que o requerente dirija-se até o Detran da cidade com um documento com foto.
É importante ressaltar que um fator que impulsionou a acumulação de CNHs físicas nos institutos foi o modelo de carteira de motorista virtual, que possibilita ao motorista a opção de carregar o documento no celular, sem precisar de internet para acessá-la. Mas esse modelo pode não ser tão benéfico ao motorista. Já que, por exemplo, em uma vistoria, se o celular do condutor estiver descarregado e ele só estiver com a carteira digital, ele pode pagar uma multa de R$ 88,38 e perder três pontos na carteira.
Consequências de dirigir sem CNH
Segundo o CBT (Código Brasileiro de Trânsito), se o motorista for flagrado dirigindo sem a CNH, além da multa e a possibilidade de ser condenado à detenção, o veículo é retirado do local em que foi feita a abordagem, por autoridades, até o documento ser apresentado.
Já se o condutor não for habilitado e estiver dirigindo, ele pode pagar uma multa de até R$ 880,41, já que está cometendo uma infração gravíssima. O veículo também é retirado do local e só pode ser liberado por uma pessoa habilitada, que perde cinco pontos na carteira de motorista.
Serviço:
Detran Campo Largo - Endereço: Rua Joanim Stroparo, S/n - Centro, Campo Largo - PR, 83601-210 (ao lado da Cadeia Pública)
Funcionamento: 8h às 14h, de segunda-feira a sexta-feira.