Pela primeira vez, a festa de Nossa Senhora da Piedade acontece em praça pública, na Praça João Antônio da Costa
Fiéis campo-larguenses acompanharam na manhã desta quinta-feira (02) o início das festividades do mês de fevereiro. A fé e as bênçãos foram muitas no período da manhã, inclusive com um belo dia de sol, contrariando a previsão do tempo, que era de chuva intensa.
Neste ano de 2023, muitas novidades, inclusive a missa campal, que reuniu os fiéis na Praça João Antônio da Costa, popularmente conhecida como Praça do Sagrada Família. A escolha pelo local não é por acaso. João Antônio é referenciado como o Papai Grande pelos campo-larguenses e responsável por mandar trazer a primeira imagem de Nossa Senhora da Piedade há 197 anos.
À Folha de Campo Largo, o prefeito Maurício Rivabem declarou que este é um evento para todas as famílias campo-larguenses, feito também para destacar a fé, que é muito presente na vida dos campo-larguenses. “Nós somos uma cidade bastante religiosa e devemos cada vez mais evidenciar essa característica. Temos muitos motivos para agradecer a Deus e à padroeira Nossa Senhora da Piedade e buscarmos meios para que todas as famílias e pessoas de todas as idades possam aproveitar.”
Por meio do evento, o prefeito disse que será possível valorizar os artistas campo-larguenses, que farão shows ao longo deste final de semana, com uma praça de alimentação completa e exposição de cerâmicas e porcelanas, que acontece no Centro de Convivência Jerônimo Stoco, ao lado do Colégio Sagrada Família. “Estamos atraindo também muitas pessoas de fora, o que movimenta o turismo e fomenta a economia da cidade. São atrações gratuitas para a população, que apenas abre este mês tão especial”, destaca.
Ainda, o prefeito também falou sobre a presença da imigração italiana e polonesa e também dos afrodescendentes. Durante a programação, representantes que trajavam roupas típicas e faixas de concurso tiveram a oportunidade de subir ao palco, colocando homenagens à imagem de Nossa Senhora da Piedade.
Apesar de este ser um feriado ligado à fé católica, o prefeito comentou com a Folha que há possibilidade e abertura para realização de comemorações ligadas a outras religiões também e que em breve Campo Largo pode receber a Marcha para Jesus, tradicional no meio evangélico.
Ato Cívico e Missa
Em seu discurso ao público, Rivabem agradeceu à população pela participação durante as festividades de Natal e também comentou da felicidade vista no rosto das pessoas com a comemoração do aniversário da cidade e dia da padroeira. O presidente da Câmara Municipal, vereador João D’Água, parabenizou pelo evento, que jamais havia sido realizado em tamanha proporção na cidade.
A apresentação do Ato Cívico foi feita por Lindamir Ivanoski, diretora de Cultura e historiadora do Município, e Adriano Lunardon, membro da Liturgia da Paróquia Nossa Senhora da Piedade. Foram proferidos agradecimentos a todos os envolvidos no evento, incluindo secretarias municipais, pastorais das igrejas, empresas e a toda a comunidade também.
Durante a missa, o Padre Valdirlei Chiquito, que é o pároco da Igreja Matriz Nossa Senhora da Piedade, destacou que todos estavam reunidos na presença do Senhor, em missa externa, onde foi possível “manifestar externamente nossa fé”.
A festa continua
Ao contrário dos anos anteriores, a festa em comemoração à cidade não se limitou apenas ao dia 02 de fevereiro. No calendário disponibilizado pela Prefeitura, ainda há muitos eventos previstos até o dia 05.
Nesta sexta-feira (03), os campo-larguenses poderão participar da visitação da 1ª Exposição de Cerâmica e Porcelana de Campo Largo 17h às 22h, além de prestigiar a Feira da Piedade de Artesanato das 16h às 22h. A programação é bastante especial e “abençoada” com o show do Padre Reginaldo Manzotti, às 19h, gratuito.
No sábado (04), segue a Feira da Piedade de Artesanato das 16h às 22h e também a visitação 1ª Exposição de Cerâmica e Porcelana de Campo Largo, desta vez das 9h às 22h. Estão previstas ainda atrações culturais entre 14h às 20h, com a banda Guiados pela Estrela (religioso), dupla Érico Viensci e Rafael Hukan (nativista e autoral), banda Rock Sofia (rock), a dupla Cris e Edu (sertanejo). Para as crianças, brinquedos infláveis das 13h30 às 20h.
E no domingo (05), fechando a programação especial, a Feira da Piedade de Artesanato, das 16h às 22h. Conforme divulgado pela Prefeitura, ao longo do mês haverá entregas de obras, atividades gratuitas e lançamentos da gestão municipal que serão parte das comemorações e divulgados em breve.