Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 08:23:31
Geral

Semana do Artista Especial destaca a relevância da pessoa com deficiência na cidade

Trabalhos dos estudantes da Educação Especial ficarão em exposição na Casa da Cultura durante a semana

Semana do Artista Especial destaca a relevância da pessoa com deficiência na cidade

Na última terça-feira (06), a Casa da Cultura abriu para exposição os trabalhos feitos por estudantes da Educação Especial de Campo Largo durante o ano. Na sala expositiva é possível notar a dedicação dos estudantes com os trabalhos, que contam com maquetes, instrumentos musicais feitos com materiais recicláveis, máscaras africanas, pinturas e desenhos que remetem ao folclore brasileiro e à Copa do Mundo e até cerâmicas.

A exposição faz parte da Semana do Artista Especial, que é instituída na Lei Municipal nº 2455, de maio de 2013, e seu objetivo é divulgar trabalhos das diversas áreas artísticas, realizadas por estudantes da Educação Especial do Município de Campo Largo.



Educação Especial
O município oferece a modalidade de Educação Especial para pessoas com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento, altas habilidades ou superdotação. Através das Escolas Especiais, Classes Especiais, Salas de Recursos Multifuncionais e Centros de Atendimentos Especializados.

As escolas de Educação Especial atendem estudantes de Educação Infantil, de 04 até 05 anos, Ensino Fundamental, 06 a 15 anos, e o EJA - Educação de Jovens e Adultos - a partir de 15 anos. Além disso, é ofertado ensino domiciliar para os estudantes que precisam.

Em entrevista à Folha, a diretora da Escola Municipal Professora Neuza Lúcia Jokimsen Barbosa, Elaine Ribeiro, revela que a vivência na instituição é gratificante, já que pode ajudar as pessoas. Ela também relata a história de um senhor que se matriculou na escola neste ano e não sabia qual era seu próprio nome, e com o passar das aulas ele conseguiu aprender e já reconhece as letras que compõem seu nome.
As matérias das escolas não se diferenciam da escola regular, os alunos com necessidades especiais aprendem Matemática, Português, Geografia, História, Educação Física e até Informática. Eles também interagem bastante entre eles, gerando uma convivência alegre e simpática.

Serviço:
Semana do Artista Especial
Local: Casa da Cultura
Datas: 6, 7 e 8/12
Horários:
Manhã: 8:30 às 11:00h
Tarde: 13:30 às 16:30h.