Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 10:34:07
Geral

Decoração de Natal da Erce irá encantar mais uma vez os campo-larguenses

Visitação aberta ao público inicia nesta sexta-feira (02); vários ambientes decorados com trabalhos feitos pelos estudantes

Decoração de Natal da Erce irá encantar mais uma vez os campo-larguenses

Mais uma vez, a Associação Erceana Campolarguense (Erce) irá encantar os campo-larguenses com a decoração de Natal, distribuída em vários ambientes. Além do capricho e dedicação visíveis dos profissionais que fazem parte da equipe, o envolvimento dos quase 160 estudantes da instituição dão ainda mais identidade à exposição.

A visitação do local inicia nesta sexta-feira (02), a partir das 19h às 21h30, funcionando nas sextas, sábados e domingos até o dia 16 de dezembro. A partir do dia 17 até o dia 22 de dezembro a visitação acontece diariamente, no mesmo horário.

A entrada é gratuita, mas como sugestão, a Erce pede para que as pessoas levem um quilo de alimento não perecível, roupas ou brinquedos novos ou em bom estado ou produtos de limpeza, para reverter em benefício dos alunos. Além da exposição, neste ano o evento contará com área de alimentação e também bazar, com vendas de vários itens.



2021 e 2022
No Natal de 2021, a Erce também disponibilizou visitação aos ambientes decorados, porém, com o curto calendário, exigiu uma execução rápida de todos e inclusive doações e empréstimos de enfeites. “Nós tivemos a ideia de fazer após o feriado de Finados de 2021 e já abrimos para visitação na primeira semana de dezembro, então tivemos pouco tempo de decorar e divulgar em si a ação. Mas ainda assim, tivemos uma visitação muito boa das famílias dos estudantes, de pessoas da comunidade e pessoas de outros municípios. Neste ano percebemos que as pessoas já ficaram na expectativa, pois muitos perguntavam quando iria ser decorado novamente, especialmente as crianças”, revela Monica Rivabem, diretora da Erce.

Em 2022 os preparativos acontecem desde o mês de setembro. Muitas das decorações encontradas, como os enfeites das portas e mesmo o trenó do Papai Noel e as renas foram confeccionadas pela equipe. Os estudantes também participaram, tendo o trabalho pedagógico e de desenvolvimento da coordenação, por exemplo, vinculado à decoração realizada por eles. Em 2021 havia um painel com fotos dos alunos, e neste ano haverá fotos deles confeccionando as decorações.

“Uma situação que eu gosto de lembrar é que sempre, quando vamos fazer alguma intervenção na escola, precisamos simular primeiro, ver como vai ficar e se irá funcionar. Nós esticamos alguns barbantes para ver se daria certo a nossa ideia e na hora alguns alunos estavam passando e falaram ‘olha, pinheiro!’; eles já associaram. O Natal é para eles uma data muito esperada e que gostam muito. Ter o trabalho deles na decoração, como parte importante que é, gera a identificação e os deixa muito felizes e empolgados”, completa.

O envolvimento também aconteceu com os colaboradores da instituição. Foi realizada uma grande pesquisa sobre o que poderia ser feito e definidos os setores, para definir o que e como seria decorado. As pessoas então puderam se organizar em grupos, construindo os cenários de determinados locais. Foram muitas semanas de trabalho, inclusive durante o final de semana e os feriados. Neste ano foi possível oferecer às empresas cotas de participação. Elas contribuíram conforme a necessidade para a decoração da Erce, sendo divulgado nos setores os apoios recebidos.



Ligação entre comunidade e a Erce
A Erce é uma instituição com mais de 50 anos de atuação em Campo Largo, porém, Monica comenta que ainda há pessoas que não conhecem o local e nunca entraram no espaço, sendo essa uma grande oportunidade.

São aproximadamente 160 estudantes, atendidos por 60 colaboradores – equipes da Saúde e da Educação. Oferecem atendimento educacional e multiprofissional especializado para pessoas com deficiência intelectual de várias regiões do município, inclusive do interior.