Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 04:28:35
Geral

Prefeitura informa bloqueio temporário no trânsito central devido a obras de ampliação da segurança viária

Motoristas e pedestres: bloqueio acontece hoje (01) até este final de semana em trecho entre a Rua Xavier da Silva com Avenida Padre Natal Pigatto.

Prefeitura informa bloqueio temporário no trânsito central devido a obras de ampliação da segurança viária

Nesta quinta-feira (01/12), a Prefeitura de Campo Largo informa que a instalação do entroncamento entre as ruas Xavier da Silva com a Avenida Padre Natal Pigatto interdita temporariamente o trânsito na localidade de acesso ao centro e ao bairro Vila Bancária.

Obras de reparação asfáltica, instalação de semáforos e entroncamento e sinalização acontecem e são realizadas em conjunto pelas secretarias municipais de Ordem Pública e Desenvolvimento Urbano.
Motoristas e pedestres devem ter atenção redobrada e pegar caminhos alternativos entre as ruas Castro Alves (para acesso ao bairro Vila Bancária) e Avenida Vereador Arlindo Chemin (para acesso ao centro).

A interdição temporária acontece entre hoje (01) e amanhã (2), mediante condições climáticas favoráveis. No mais tardar, na segunda-feira (5) o trânsito será totalmente liberado e a obra de instalação do entroncamento, nesse trecho, finalizada.

A interevenção contempla projeto de reurbanização que alia segurança viária e acessibilidade às pessoas com deficiência nas vias urbanas do município. O projeto conta com ação pública conjunta que traz a ampliação do sistema semafórico como forma de limitar e reduzir a velocidade nas ruas centrais para evitar acidentes e atropelamentos, de acordo com manual regente da SETRAN (Secretaria Municipal de Defesa Social e Trânsito de Curitiba) e do ONSV (Observatório Nacional de Segurança Viária).

A mudança vem de acordo com o aumento expressivo de veículos que circulam na cidade - hoje, mais de 90 mil veículos (automóveis, motocicletas, caminhões); são 55 mil automóveis (carros) que circulam diariamente pelas vias do município. Esses dados trazem a necessidade da ampliação de mecanismos para que o tráfego e a segurança viária sejam alinhados com o objetivo de garantir melhor mobilidade urbana e reconfigurar a urbanização da cidade, que cresce com o desenvolvimento econômico (empresas e empregos) e com a procura de pessoas da RMC que visam moradia em Campo Largo devido à qualidade de vida e à proximidade com a capital paranaense.

Os semáforos, na localidade, serão instalados até o final da próxima semana - tanto na Rua Xavier da Silva como na Avenida Padre Natal Pigatto, em modelo sincronizado.