Sexta-feira às 01 de Novembro de 2024 às 10:42:43
Geral

PT fala sobre comemoração e estuda candidato para Eleições 2024

Nem a chuva impediu os eleitores campo-larguenses de comemorar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no último dia 30 de outubro.

PT fala sobre comemoração e estuda candidato para Eleições 2024

Nem a chuva impediu os eleitores campo-larguenses de comemorar a vitória de Luiz Inácio Lula da Silva, ainda no último dia 30 de outubro. Centenas de pessoas se reuniram após o resultado do segundo turno das Eleições 2022, na Praça Getúlio Vargas.

“Não tínhamos agendado nenhuma comemoração, ela foi espontânea. Não temos noção exata da participação, pois os eleitores foram chegando. Muitos desceram dos automóveis pra comemorar, já outros preferiram comemorar passando pela manifestação apenas sinalizando com o ‘L’ ou buzinando”, conta Fidélis Lagni, presidente do Partido dos Trabalhadores em Campo Largo.
Ele comenta que esta eleição mobilizou vários setores da sociedade. “Os mais jovens trouxeram a sua pauta para as ruas e estavam felizes com o resultado. Os adultos com certeza comemoravam a volta da possibilidade de estabilidade e emprego”, comenta.

De maneira oficial, o PT Campo Largo divulgou a seguinte nota: “No último domingo, 30 de outubro, após a confirmação da vitória do Presidente Lula, eleitores do candidato vencedor dirigiram-se à Praça Getúlio Vargas para comemorar a vitória da democracia. O ato foi resultado de mais de 70 dias de campanha, que se deu de forma militante e suprapartidária, correlacionando todas as forças progressistas da cidade em torno de um projeto de sociedade que contempla o fortalecimento da democracia, da segurança alimentar, do trabalho digno, da defesa da mulher e dos direitos humanos e do meio ambiente.

Durante a campanha muitos eleitores demonstraram apreensão e medo de declarar seu voto em Lula, devido à perseguição e também ao assédio eleitoral imposto por muitos empregadores aos seus trabalhadores. Apesar deste cenário e da sofrida repressão, o desejo de mudança nos rumos do Brasil se confirmou no resultado das urnas. Lula recebeu uma quantidade expressiva de votos em Campo Largo, o que culminou na vistosa e espontânea festa que se realizou - mesmo com forte chuva - na Praça do Museu. Centenas de campo-larguenses confraternizaram-se de forma alegre e pacífica.

A festa da vitória consagrou o grito de milhares de campo-larguenses repletos de esperança com a eleição de Lula, que representa a retomada democrática, o retorno de crescimento do Brasil, fortalecimento das instituições, criação de empregos e o resgate da dignidade e autoestima do povo brasileiro. Bem como uma demonstração de discordância com a presidência atual armamentista, pautada pelo aniquilamento das instituições, da educação e da cultura. Agradecemos a participação de todas e todos, agradecemos a votação e permanecemos com a esperança de avanço para nossa cidade e nosso país”.

“Foi uma comemoração muito boa, pois sempre pensamos que bons profissionais não se deixa no banco de reserva. O presidente Lula já fez um bom mandato e por isso que nós apostamos tanto nesta eleição. Esperamos que nos próximos anos, o Brasil volte ao crescimento econômico sustentável, que as mulheres sejam respeitadas e os trabalhadores possam viver melhor, com um salário digno, retorno de obras públicas grandes também em Campo Largo, como aconteceu no passado com a construção do IFPR e os projetos do Minha Casa Minha Vida. Que ele consiga implementar seu plano econômico voltado para a agroindustrialização, incentivo ao desenvolvimento sustentável e o país possa superar essa divergência política. O presidente Lula é uma pessoa respeitada no mundo e recebeu felicitações de grandes nações, e tenho certeza que irá governar para todos, estaremos em conversa com toda a cidade para colaborar com a gestão. Agradecemos a cada campo-larguense que depositou seu voto no Lula”, declara Avanir Mastey, professor e um dos coordenadores da Frente da Esperança.

Candidatura a prefeito
Ao comparar os resultados do segundo turno das Eleições de 2018 com 2022, percebe-se um crescimento nos números em favor aos candidatos do partido. Em 2018, para o candidato a presidência Fernando Haddad, conquistou 17.806 votos ou 26,59% do eleitorado campo-larguense. Já neste ano, Lula fez 25.316 votos na cidade, ou 34,89%. Questionado ao que se deve a maior adesão dos campo-larguenses ao PT, ele acredita que “o primeiro fator é a presença política do presidente Lula. O segundo motivo acredito que seja a unidade que o presidente Lula ao campo mais a ‘esquerda’ campo-larguense”.
Fidélis revela que estão sendo estudados nomes para lançar uma candidatura a prefeito pelo PT nas Eleições Municipais de 2024 e que diálogos internos irão acontecer no partido ao longo destes dois anos.