Terça-feira às 23 de Abril de 2024 às 04:18:48
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Projeto de lei propõe renomear para avenida prefeito Marcelo Puppi o trecho da Br-277

Município agora detém a responsabilidade sobre o trecho que vai da entrada do bairro Itaqui até a localidade de Rondinha

Projeto de lei propõe renomear para avenida prefeito Marcelo Puppi o trecho da Br-277

Aconteceu hoje (05), no gabinete do Governo Municipal, uma cerimônia simbólica que marcou a municipalização do trecho da BR-277 e a nomeação da extensão, por meio de projeto de lei, para “Avenida Prefeito Marcelo Puppi”, em homenagem ao prefeito que morreu em janeiro de 2021. A via se estende do entroncamento da PR-423 até o acesso à BR-277 - ou até o viaduto do Rondinha, e passa a ser um trecho urbano, de responsabilidade de Campo Largo. O Termo de Transferência foi assinado no dia 30 de junho pelo prefeito interino em exercício, Pedro Alberto Barausse, e publicado no Diário Oficial em 01 de julho. 

Nova avenida - A titularidade do trecho rodoviário federal para trecho urbano significa que, agora, Campo Largo passa a ter autonomia para realizar a gestão da faixa de domínio e do patrimônio rodoviário, bem como para gerir o trânsito de forma integrada, ampliando o território  e permitindo o desenvolvimento local. Essa avenida,  situada em uma extensão de oito quilômetros e com 70 metros de largura, é rota de passagem entre municípios vizinhos à capital paranaense.

Após relembrar todo o esforço do prefeito Marcelo Puppi e o histórico dessa conquista, o prefeito destacou a possibilidade de agora implantar diversos projetos que são reinvidicações da população como o portal da cidade, uma ciclovia, mais rotatórias. Ele esclareceu ainda que agora o projeto vai para votação na Câmara dos Vereadores, e sendo aprovado, dará início a uma licitação do projeto macro que significa um investimento de R$ 300 milhões na nova avenida. E concluiu: “o que era um trecho de divisão agora passa a ser um trecho da união de toda Campo Largo”.

A arquiteta e diretora da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Precielle Brafman, está dedicada ao projeto e foi quem o apresentou. Com o apoio de um vídeo, ela revelou “a importância da parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública, e com o Deptran, para desenvolvermos a nova via campo-larguense, pois ali há vários acessos que dependem de rotatórias para o trânsito fluir.

Já o secretário de Desenvolvimento Urbano, Juarez Butture de Oliveira, afirmou que “esta é uma grande conquista, sabíamos que levaria tempo, mas eis que cá estamos. Agora vamos aproveitar, usar este espaço, a cidade tem que ser desenvolvida”.

Projeto de lei - Também foi apresentado o Projeto de Lei que renomeia a via com o nome do falecido prefeito pois, de acordo com o atual gestor, Maurício Rivabem, “foi ele quem idealizou e, junto com a equipe que assumiu a gestão do Executivo Municipal, reivindicou o trecho e iniciou os trâmites para essa transferência, durante seu primeiro mandato em 2017”. A família de Marcelo Puppi esteve presente e, em um momento bastante emocionante, foi representada pelo filho mais novo dele, João Pedro Puppi, que relembrou o pai. 

O evento contou a presença do prefeito de Campo Largo, Maurício Rivabem; a maior parte dos secretários municipais, o vereador e presidente da Câmara Municipal de Campo Largo, Pedro Alberto Barausse, bem como diversos parlamentares locais.