Muitas pessoas nem sabem, mas até mesmo depois de ter dor de garganta ou uma gripe o recomendável é trocar a escova de dentes, já que as bactérias podem ficar presentes ali.
Muitas pessoas nem sabem, mas até mesmo depois de ter dor de garganta ou uma gripe o recomendável é trocar a escova de dentes, já que as bactérias podem ficar presentes ali. Alguns cuidados básicos e manter a rotina de higiene mesmo nesta pandemia evitam diversas doenças, conforme orientam as dentistas da Salles & Guariento Odontologia.
O que mais prejudica a higiene bucal é a falta de escovação noturna, principalmente não passar fio dental, pois é o período em que altera o pH da boca e aumentam as chances de dar cáries. As dentistas Ana Claudia e Thalita explicam que a lactose, quando ingerida sem uma escovação correta, dá muita cárie, por isso devem ficar atentos às crianças que tomam leite e já vão dormir.
Segundo as especialistas, um costume de muitas pessoas é o uso de palito de dente após as refeições, o que é muito prejudicial porque causa a retração gengival e pode deixar a raiz do dente exposta, como também deixa o dente mais sensível. Recomendam carregar na bolsa a escova de dentes, pasta e fio dental.
Para quem apresenta gengiva inchada pode ser sinal de escovação muito forte e uso de escova muito dura. Quanto mais macia e fina, mais a escova limpa e massageia a gengiva e evita a retração gengival. Elas comentam que se a gengiva ficar vermelha, inchada, com sangramento e às vezes até com pus, pode ser sinal de gengivite. Paciente com diabetes precisam cuidar bastante da gengiva, porque têm maior pré-disposição a inflamar esse local.
Para quem usa aparelho ortodôntico, a manutenção com o dentista deve ser mantida para não atrasar o tratamento e também cuidar melhor da higiene, considerando que com o aparelho há locais mais difíceis onde pode não ser tão boa a higienização e assim causar a cárie dentária.
Forma de atendimento
Não são todos os procedimentos que estão sendo realizados neste momento, sendo evitadas principalmente cirurgias maiores e mais complexas, as quais são realizadas apenas em casos de muita urgência. Estão fazendo alguns implantes evitando as cirurgias de maior complexidade. Esses cuidados são tomados porque envolve a imunidade do paciente.
A recomendação é ir ao dentista a cada seis meses para fazer limpeza e, assim, evitar doenças maiores. É um procedimento padrão da clínica realizar um raio-X panorâmico para avaliar como estão todos os dentes, poder ver cáries ainda pequenas já no início, lesões, casos de perda óssea, entre outros. Assim, demanda tratamentos bem mais simples, em fase inicial, de muitas situações que podem não ser visíveis clinicamente.
Durante a pandemia da Covid-19, pacientes estão sendo marcados a cada uma hora para evitar aglomeração e poderem higienizar bem as salas. Fornecem sapatilhas descartáveis para serem utilizadas sobre os sapatos, é necessário higienizar a mão assim que chega, evitar acompanhante e são tomados diversos outros cuidados dentro do consultório para realizar o procedimento.
Contato:
(41) 98425-3242 ou 3392-7310 I Facebook e Instagram Salles Guariento Odontologia I Av. Desembargador Clotário Portugal nº 588 – sobreloja.