Trabalhando o adulto transforma o mundo, brincando a criança transforma a si mesma. O Jardim Solaris, com base na Pedagogia Waldorf, estimula a criança a pensar, sentir e querer, através de brincadeiras livres e em contato com a
31/10/2016
A forma como se educa uma criança nos primeiros anos de vida é essencial. Ela precisa de estímulos para se relacionar, se movimentar, brincar, ajudar, a pensar por si s ó, a ser autoconfiante. Todas essas características são base da Pedagogia Waldorf implantada no Jardim Solaris, para que a criança se desenvolva de forma sadia e integral para a liberdade.
A escola funciona a quatro anos no bairro Rondinha nos períodos da manhã, tarde e também período integral. É como se fosse a casa da vó, um espaço aconchegante em meio à natureza onde as crianças ficam mais soltas, mas com apoio de professor e auxiliar. Brincar na terra, na areia, cuidar do jardim, construir os próprios brinquedos, brincar na casa da árvore, cuidar de animais, literalmente colocar a mão na massa e fazer o próprio pão. Essas são situações tão simples, mas cada vez mais distantes da realidade com a vida corrida que os pais levam. Mas criança quer brincar, ela precisa brincar para
aprender; e isso é tão sério quanto trabalhar é para um adulto.
Com atividades simples estimuladas no Jardim Solaris, a criança aprende a se organizar e ser mais humana. Ela aprende por imitação e o mundo à sua volta precisa ser uma referência para ela. As turmas no Solaris são mistas, com crianças de 02 a 06 anos, e assim ela aprende através da diversidade, praticam a solidariedade e o respeito aos outros.
No Jardim Solaris as brincadeiras não são dirigidas, respeitando os momentos da criança, fazendo assim com que ela estimule a sua criatividade. Na escola, as crianças vivenciam através do ritmo diário, que está presente na sequência de atividades realizadas durante o período em que ela está no jardim como, por exemplo, brincadeira dentro da sala, arrumação, ciranda, lanche, brincar livre fora e no final uma linda história para alimentar a alma infantil. O ritmo constrói um chão firme e caloroso onde a criança pode crescer com confiança e alegria.
Desde cedo também aprendem a comer sozinhas, a trocar de roupa, colocar o sapato, entre outras atividades simples.