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A IMPORTÂNCIA DO CAFÉ DA MANHÃ PARA AS CRIANÇAS 13/03/2014


Por: Ana Lúcia

13/03/2014

Os benefícios da realização do café da manhã (CM) para as crianças parecem ser inquestionáveis, tendo em vista o grande número de estudos que atestam sua importância. Segundo tais evidências, essa prática está associada a um menor índice de massa corporal (IMC), maior controle do peso, melhor função cognitiva e melhor qualidade global da dieta, incluindo maior ingestão de cálcio. Devido a grande prevalência de omissão dessa refeição por crianças, o estímulo de ingestão nesse momento do dia desse ser focado em alimentos essenciais para a faixa etária, tais como laticínios, cereais integrais e frutas.

Laticínios são fundamentais. Por seu elevado teor de cálcio, os laticínios devem ser oferecidos como parte de um CM saudável. Apesar de o leite ser o laticínio mais consumido na infância, sugere-se a diversificação das fontes de cálcio nessa refeição, com estímulo ao consumo de iogurtes e queijos. Leite ou iogurte com cereais, mingaus (cereais integrais) ou vitaminas são as fontes mais comumente consumidas por crianças e acrescentam apreciado valor nutricional à alimentação.

Cereais matinais integrais. Além de práticos e bem aceitos nessa faixa etária, os cereais matinais prontos para o consumo são apontados pela literatura atual como alimentos que contribuem para a adequação da ingestão diária de fibras e micronutrientes.

O consumo regular destes alimentos está associado à menor ingestão de gorduras, o que pode favorecer o controle do peso corporale a redução do risco para doenças crônicas. Uma boa combinação nutricional é servi-los com leite ou iogurte, que agregam maior teor de cálcio à preparação. Os pães e biscoitos feitos com cereais integrais também são consideradas são alternativas saudáveis nutricionalmente interessantes para a ingestão de carboidratos.

Consumo de frutas. Por seu apreciado conteúdo de fibras, vitaminas e minerais antioxidantes, o consumo regular de frutas mostra-se como fator de proteção contra a obesidade e outras doenças crônicas. Formas de elevar o consumo de frutas por crianças no CM podem ser misturá-las ao cereal e leite, no preparo de vitaminas ou na forma de sucos.

Os pais também têm que fazer. Sem dúvida, o melhor estímulo para que crianças ingiram o CM é que seus pais também o façam. Prova disso são as evidências que atestam que filhos são grandes copiadores dos hábitos alimentares dos pais. O consumo do leite pelas mães é, por exemplo, considerado como grande preditor da ingestão de leite pelos filhos. Dessa maneira, em termos comportamentais, a melhor estratégia nutricional é aquela realizada no âmbito familiar.

São inúmeros os benefícios da realização do CM por crianças. Entre esses destaca-se o controle do peso, melhor função cognitiva e maior qualidade global da dieta. As estratégias nutricionais para alavancar a prática do CM entre crianças devem envolver o estímulo ao consumo de frutas, cereais integrais e laticínios. Cabe ressaltar que a realização do CM pelo público infantil não caracteriza uma tarefa fácil, tendo em vista os elevados graus de inapetência no período da manhã, além de fatores ambientais como a falta de tempo para a prática.

(Fonte: Nestlé Profissional)
 

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Sua Opinião



  • Por jullia de oliveira rocha - 29 Março 2014 | 21h49min

    isso é muito interesante deveria ter mais sobre este assunto