Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 01:03:55
EM CAMPO LARGO 16º | 25º
Política

Caso IESDE

01-12-2009

Governo do Paraná garante solução do caso aos
35 mil alunos prejudicados.

Caso IESDE

01-12-2009


     Cerca de 300 pessoas compareceram ao auditório do Centro Administrativo da Prefeitura de Campo Largo para ouvir do secretário chefe do Gabinete do Governador do Paraná, Carlos Moreira Junior, a solução para o caso do cancelamento, pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), do curso a distância de formação de professores, o Normal Superior (equivalente ao curso de Pedagogia), ministrado pelo IESDE. Em todo o Estado aproximadamente 35 mil foram prejudicados pela medida. Uma operação do órgão federal apontou irregularidades no curso. Com isso, os certificados de conclusão dessas milhares de pessoas que sonhavam em atuar numa sala de aula não têm reconhecimento no mercado. “Após terem estudado 2990 horas/aula essas pessoas não podem exercer a profissão que escolheram e para qual estudaram” lamenta Moreira.
     O Governador do Paraná, Roberto Requião, determinou a solução definitiva do caso e escalou Moreira como principal articulador. Não para menos, Carlos Moreira foi durante muito tempo Reitor da Universidade Federal do Paraná.
     No encontro com os campolarguenses afetados pela medida do MEC, Moreira explicou a solução encontrada pelo Governo do Paraná. Segundo ele, o Instituto Federal do Paraná (IFPR) disponibilizará um novo curso a distância. O objetivo é dar complementação a formação destas pessoas para que elas possam, já em 2010, estarem de posse do diploma de professor. “Eles precisaram cursar entre 300 e 400 horas/aula” informa Moreira. “Após a conclusão deste curso, todos terão direito ao diploma”, completa. 
     O secretário do Governo Requião explica que a medida foi comemorada. Ainda, segundo ele, perto de 28 mil pessoas já aderiram à idéia. “Não tenho a menor dúvida de que alcançaremos êxito com esta ação” comenta Moreira.
     O IFPR é uma instituição de ensino superior com qualidade reconhecida pelo MEC, o que garante aos alunos o reconhecimento e o respeito do mercado.