Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 10:44:37
EM CAMPO LARGO 17º | 21º
Opinião

O destaque que eles merecem

O destaque que eles merecem
Não é de hoje que estamos noticiando histórias de jovens com carreiras promissoras, nascidos e criados em Campo Largo. Sinal que estamos enviando boa mão-de-obra para o mundo todo. Há alguns anos, era mais difícil o acesso à Educação e o trabalho braçal era lei para quem estava começando. Hoje há um maior privilégio para aqueles que decidem continuar estudando, pesquisando e se dedicando a descobertas de novas curas, tecnologias e comportamentos.
Por falar em descobertas, também estamos saindo do convencional e descobrindo novas habilidades, novas profissões, que antigamente poderiam ser desconsideradas. A internet abriu portas que jamais imaginávamos, e hoje temos jovens que ganham a vida realizando vídeos para o YouTube, sendo influencers digitais, quebrando paradigmas sobre o comportamento do consumidor.
Hoje existem atletas que, não necessariamente realmente jogam futebol, mas são aclamados também pelo ótimo desempenho dentro das quatro linhas virtuais, fazem bonito e levam o nome da cidade para onde quer que vão. Temos modelos, homens e mulheres que emprestam a sua beleza para dar um ar sofisticado às grifes, mostrando tendências, que muitas vezes não sabemos como interpretar.
Temos aqui, em nossa cidade também, jovens estudantes que se preocupam em desenvolver materiais que gerem menos impacto ao meio ambiente, ou procurando estratégias de como aproveitar a plenitude da natureza para produzir alimentos sem a intenção de degradá-la.
Em Campo Largo tem ainda jovens investidores em start-ups, que são as empresas do futuro, que mal chegaram aos vinte anos. Hoje eles podem trabalhar sem sair de casa, ou de qualquer lugar do mundo, graças ao home office e à internet.
São homens, mulheres, jovens adultos e adolescentes, quebrando tabus e se estabelecendo dentro do mercado de trabalho, que precisam contar com o apoio que merecem, para que os avanços sejam contínuos e valorizados, gerando benefícios para as crianças, jovens, adultos e idosos.
Mas o principal ainda é ser exemplo, ser espelho para tantas pessoas que ainda não encontraram um rumo certo na sua vida. É lógico que cada um tem seu tempo, às vezes aquele que não brilha aos 20 e poucos anos, conquistará seu espaço quando ficar mais maduro, aos 55, mas ainda assim são exemplos. Quando falávamos para eles mudarem o mundo, não sabíamos que eles o transformariam de tal forma.