Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 05:55:11
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Opinião

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

21-01-2010

O encontro reuniu várias pessoas ligadas à defesa civil de municípios da Região Metropolitana, do litoral e de Curitiba.

Coordenadoria Municipal de Defesa Civil

21-01-2010


    O encontro reuniu várias pessoas ligadas à defesa civil de municípios da Região Metropolitana, do litoral e de Curitiba. A conferência apontou a importância dos municípios em se preocuparem com esse assunto. No início do ano passado com a criação da secretaria de Segurança é que a entidade foi reestruturada e começou a desenvolver ativamente os trabalhos em Campo Largo.
     “Esse evento foi muito importante para todos os municípios”, disse Nivaldo Godoy Guerin que é coordenador da Defesa Civil de Campo Largo. Segundo Guerin a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (COMDEC) de Campo Largo, realiza um trabalho importante. “Muitas pessoas não sabem o papel da COMDEC”, afirmou o coordenador, segundo ele à entidade é acionada quando acontece uma catástrofe, como enchentes, terremotos, e até mesmo quando um barranco desmorona ou uma árvore está para cair.  “Nosso papel é analisar o que pode ser feito para solucionar o problema e ajudar as vítimas quando for o caso”, falou Guerin.
    O trabalho pode parecer perigoso, mas é gratificante segundo Leonídia Czitorski, que faz parte da comissão de vistoria da COMDEC de Campo Largo. “Muitas vezes enfrentamos temporais, precisamos subir em barrancos, para daí emitir o parecer”, disse Leonídia. Ela conta também que existe uma divisão dentro da COMDEC, cada um tem seu papel dentro da coordenadoria. “Alguns são responsáveis pela arrecadação de donativos outros pela armazenagem”, falou Leonídia. Já a divulgação dos fatos é realizada pela comissão de relações públicas, a COMDEC possuí também outras comissões.
    Fábio Mariano de Oliveira que é Comandante do Corpo de Bombeiros da Região Metropolitana acredita que a preocupação com a defesa civil é importante, “as pessoas se sentem seguras quando percebem alguém com o colete da defesa civil”, disse o comandante.  Segundo Oliveira o principal objetivo do evento, além de estabelecer as diretrizes, foi a de integração da Região Metropolitana, Curitiba e Litoral. “Com essa união podemos realizar melhor os trabalhos em cada cidade”, afirmou o comandante.
    Após o dia de trabalho, as diretrizes e metas a serem seguidas pelos vários membros da defesa civil serão encaminhadas para a Conferência Estadual, que será realizada nos dias 03 e 04 de fevereiro em Faxinal do Céu. Cada cidade participante terá delegados nesse evento, onde as metas aprovadas na ocasião devem seguir para o evento nacional.