Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 04:23:45
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Projeto de agroindustrialização

Projeto de agroindustrialização pretende
colocar Campo Largo no eixo da rota de turismo

Projeto de agroindustrialização

O secretário de Estado do Meio Ambiente Raska Rodrigues conferiu de perto o verde da Floresta Nacional do Açungui - FLONA, em Campo Largo, nesta segunda-feira (17). A visita de Rodrigues teve com a intenção de averiguar as possibilidades de colocar em prática o projeto de agroindustrialização de produtos florestais não madeireiros da FLONA.
Os 718 equitares da floresta contem um belo lago e uma grande variedade de animais e plantas nativas. Só de pinheiros são aproximadamente 700 mil pés espalhados pela mata onde, segundo o Gestor da FLONA Walter Steenbock, cada árvore chega a dar aproximadamente 30 kg de pinhão por ano. Este pinhão pode ser aproveitado não só da forma tradicional, mas também para o feitio de farinha, usada pura ou em paçoca, pães e macarrão.
De acordo com o secretário Municipal de Desenvolvimento Rural Lino Petry, com tantas riquezas naturais, a intenção, a princípio, é explorar a FLONA como um local de entretenimento. Criando uma unidade piloto de artesanato, o projeto tende a agregar as comunidades para que elas utilizem dos recursos naturais que a flora oferece, fazendo trabalhos artesanais como fonte de geração de renda. "Campo Largo precisa fortalecer a sociedade rural e esta é uma boa oportunidade", comenta Petry.
O turismo também tem vez dentro dos planos de estruturação da FLONA. "A intenção é fazer da FLONA um local de passeio, mas sem alterar o ecossistema natural", afirma Steenbock. O desenvolvimento de um centro de atração turística através da educação ambiental é um dos passos a serem dados, abrindo para que escolas e faculdades utilizem do local como fonte de estudo. Além disso, a exploração do eco turismo e o turismo de aventura, onde as pessoas podem desfrutar de um passeio tranquilo em meio à natureza e ao mesmo tempo colocar a floresta no eixo da unidade de turismo. "É interessante pelo fato de ter várias espécies e ser um local propício para turismo científico, mas também pode ser explorada como local de entretenimento", ressalta Rodrigues.
A Floresta Nacional do Açungui fica localizada em Campo Largo, no Distrito de Três Córregos, na antiga Estrada do Cerne, Km 64. O local só pode ser visitado com um guia acompanhante.