Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 04:04:25
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Procura por alimentos orgânicos aumenta durante a pandemia e beneficia produtores

Consumidores estão mais preocupados com a saúde, por isso estão preferindo consumir mais alimentos orgânicos

Procura por alimentos orgânicos aumenta  durante a pandemia e beneficia produtores

Embora alguns setores tenham apresentado queda nas suas produções e vendas, por outro lado, outros apresentaram uma maior procura, que é o caso dos alimentos orgânicos, especialmente com a justificativa de procurar produtos mais saudáveis e garantir uma imunidade mais alta para combater a Covid-19.

O aumento foi visível em todo o Paraná, conforme informações da Agência Estadual de Notícias. Segundo a publicação, o estado é o líder nacional na produção de alimentos orgânicos com quase quatro mil produtores certificados e em processo de certificação. No Ministério da Agricultura estão cadastrados 3.502 produtores paranaenses, que representa uma participação de 17,54% no número de produtores de orgânicos em todo o País. Ainda segundo o Ministério, são 3.363 unidades produtivas que trabalham com orgânicos no Paraná, presentes em 177 municípios.

Entre esses produtores está uma campo-larguense que desde 2000 trabalha com produção de alimentos orgânicos e já é bastante conhecida na cidade pelos seus produtos. Maria Célia Kmiecik e sua família se dedicam à produção e contam que a busca pelos alimentos foi perceptível após o início da pandemia e contou um pouco da sua história na produção desse tipo de alimento.

“Nossa família sempre trabalhou com agricultura, mas em 1997 nós recebemos uma visita de um técnico da Emater que apresentou para nós esse ‘mundo’ que é o alimento orgânico. É muito diferente, você precisa mudar completamente o seu pensamento. Em 2000 nós conseguimos a certificação necessária e desde então conseguimos ter a licença para produzir e comercializar nosso produto.”

A preocupação com a saúde é sentida entre os clientes de Maria Célia. “Nós temos a banca em Campo Largo e atendemos também clientes em Curitiba e percebemos que essa busca por alimentos orgânicos aumentou sim, mas mais ainda pela situação da Covid-19, porque as pessoas estão pesquisando mais e percebendo que esses resíduos químicos dos agrotóxicos farão mal para elas e para a família no futuro. Tenho muitos clientes novos e os antigos permaneceram comigo, mesmo que algumas semanas sem feira”, comenta.

Ela conta que para receber as certificações existe uma série de exigências técnicas a serem cumpridas e que tem origem do Ministério da Agricultura. O produtor orgânico deve fazer parte do Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos, quando ele passa por um sistema de certificação, que tem um custo e precisa ser revisto duas vezes ao ano. São avaliadas as documentações do local de plantio, licença do uso da água, reserva legal, barreiras de mata – que evitam contaminações de outras plantações, por exemplo – e outras situações.

De acordo com o Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade – SBAC, a certificação de produtos orgânicos é compulsória e foi estabelecida pela Lei 10.831/2003 e regulamentada pelo Decreto 6.323/2007. Para que um produto seja rotulado e vendido no Brasil como “orgânico” é obrigatório que a unidade de produção passe por um dos três mecanismos de garantia da qualidade orgânica – certificação por auditoria, certificação participativa ou estar vinculada a uma organização de controle social. Esta obrigatoriedade está baseada nos riscos à segurança do consumidor ou ao meio ambiente.

Entre os alimentos produzidos por ela estão os morangos, beringela, milho, feijão, alface, couve, almeirão, cheiro verde, cebola, batata doce, batata, tomate, cenoura, beterraba e outros. “A maioria dos alimentos é possível produzir de maneira orgânica, pois você precisa de um solo fértil. Antigamente tinha muitas pessoas que pensavam que o alimento orgânico era menor ou tinha a aparência ‘mais feinha’ pela falta de agrotóxicos e hormônios nas plantações, que deixam os frutos maiores e mais doces, porém hoje existem técnicas de plantios naturais que deixam os produtos saudáveis, de qualidade e muito bonitos”, explica.

Como funciona o controle de pragas?
Os agrotóxicos nas plantações servem justamente para evitar o ataque de pragas dos mais variados tipos, evitando assim que as plantas sejam atingidas e o agricultor tenha grandes perdas. Porém, sem poder usar esses tipos de aditivos, como ficam os controles de pragas?
Maria Célia conta que, com a experiência, ela consegue perceber quando a planta está sendo atingida por algum tipo de praga e já, literalmente, corta o mal pela raiz. “O segredo é garantir um bom preparo da terra antes de iniciar o plantio, manter o ecossistema em equilíbrio, sempre limpar muito bem o terreno, carpir e acompanhar todos os dias o crescimento das plantas, a umidade da terra e a irrigação”, revela.

Como se tornar um produtor orgânico
O produtor rural que desejar se tornar um produtor orgânico certificado pode procurar informações diretamente na Emater Campo Largo, localizada na Rua Rodolfo Castagnoli, 200 - Vila Operária, telefone (41) 3392-3259, ou no Sindicato Rural de Campo Largo, localizado na Rua Oswaldo Cruz, 363 – Centro, telefone (41) 3292-1974.