Sabado às 27 de Abril de 2024 às 12:04:26
EM CAMPO LARGO 17º | 28º
Geral

Escolas municipais terão aula até dia 22/12

O secretário de educação, Norton Nori Pooter explicou como será feita a reposição de aulas

 

 

Escolas municipais terão aula até dia 22/12

     Os estudantes das escolas municipais de Campo Largo e centros municipais de educação infantil iniciaram a reposição das aulas no último sábado (12) e irão ter aulas até 22 de dezembro, três dias antes do Natal. A medida foi adotada, para que os conteúdos não vistos durante a suspensão das aulas em decorrência da gripe suína não sejam perdidos e o aprendizado não fique comprometido.
      As reposições acontecem aos sábados pela manhã, e a prefeitura garante aos alunos o transporte gratuito, com 50 linhas de ônibus e mais 54 veículos leves. Cerca de 13 mil alunos, entre escolas e centros municipais estão tendo a reposição, pois precisam cumprir uma carga horária de 200 dias letivos ou 800 horas/aulas. Nesses dias não vai acontecer à aplicação de avaliações, mas é contabilizado frequência e aplicação de conteúdos essenciais, tendo em vista que na série seguinte serão utilizados.
     As escolas já enviaram o comunicado aos pais, antes do início das reposições, para informar a decisão da Secretaria Municipal de Educação. E como muitos alunos fazem catequese no sábado pela manhã, as paróquias e suas capelas foram notificadas. As instituições religiosas se organizaram e disponibilizaram horários para os encontros serem realizados a noite e durante a semana.  “Muitas professoras também são catequistas, e por isso a mudança foi necessária”, comenta o secretário de educação Norton Nori Pooter.
     Nos casos de alunos em que a religião não permite utilizar o sábado para fazer atividades, a decisão fica por conta da família, já os professores precisam repor, pois não existe um amparo legal. “Contamos com o apoio dos pais, que eles incentivem os filhos a irem para a escola”, diz Norton.
Ao todo serão 10 sábados de reposição, “no primeiro sábado de reposição foi possível observar uma grande adesão por parte dos alunos, em algumas escolas acima de 90%”, conta.  Para o ano letivo ser completado com êxito, recessos comuns que aconteciam em outros anos como 8 de setembro e dia 15 de outubro, dia do professor, as aulas acontecem normalmente. A direção das escolas mantém os cuidados para a prevenção da Gripe A H1N1, para que nenhum contágio aconteça nesses locais, em que há grande aglomeração de pessoas.  
Trânsito
     Em decorrência do grande movimento que o sábado costuma ter, a Guarda Municipal vai apoiar e orientar os motoristas e pedestres no trânsito, para não haver incidentes com os alunos, principalmente na saída, em que há maior circulação de veículos. Na Rua Benedito Soares Pinto, cerca de 300 alunos chegam a esperar o ônibus, em um ponto de ônibus. A Guarda Municipal deve permanecer nos pontos mais movimentados, ao redor da Escola Municipal Reino da Loucinha, do Colégio Estadual Macedo Soares, entre outros.