Sexta-feira às 26 de Abril de 2024 às 07:20:25
EM CAMPO LARGO 16º | 26º
Geral

Chás proporcionam diversos benefícios

             Lucimara e Luana falam sobre os benefícios dos chás mais vendidos

Chás proporcionam diversos  benefícios

Há chás para todos os gostos e para diversos problemas, são raízes, alguns que parecem madeiras, têm cheiros fortes, são aromáticos, para problemas de menopausa, pulmão, gripe, resfriados, rim, para emagrecer, para acalmar, baixar o colesterol. Enfim, muitas opções e que muitas pessoas acabam tomando menos antibióticos para fazerem um tratamento natural, que não prejudica o organismo.
Com a proximidade do verão, as mulheres começam a procurar os chás para emagrecer e aliados a esse benefício, proporcionam outros tratamentos. Uma novidade é o chá Olong (também conhecido como chá amarelo), que ajuda a diminuir o peso corporal, a incidência de câncer, diminui a ansiedade por comida, reduz o colesterol, protege contra infecções e problemas respiratórios, além de fazer uma renovação celular. Tem como característica um gosto forte, mas de fácil adaptação. Segundo a atendente Luana de Andrade da loja Jardim das Ervas, localizada no Calçadão da XV, é indicado tomar duas xícaras por dia, mais que isso já pode não fazer muito bem.
O "30 Ervas" é um chá também muito procurado por ajudar a emagrecer, ser diurético, ajuda a dormir melhor, é bom para digestão, para gases, é antioxidante, melhor a pele, cabelo, rins, ovários, ajudam a recuperar proteínas e vitaminas do corpo e é calmante. Tem um gosto mais suave que o Olong e recomenda-se tomar um litro por dia.
Em cápsula, pode ser encontrado o Quitoplex, que é à base de quitosana (vem da casquinha do siri), ajuda a diminuir gordura localizada, transforma a gordura em energia e é eliminada pela urina. São necessárias duas cápsulas ao dia. Com o mesmo efeito ainda tem o Fucus e é importante ressaltar que pessoas com alergia a crustáceos não devem ingerir.
Hibisco flor também está na lista dos produtos mais vendidos. Ele é diurético, anti-oxidante e auxilia no emagrecimento eliminando impurezas do corpo. Mas a "moda" mesmo, mais vendida no momento, segundo a atendente Lucimara Delinski, é a linhaça dourada. Mas um erro das pessoas é achar que somente consumindo linhaça vai emagrecer, na verdade é preciso aliar com uma dieta. Entre os benefícios da linhaça está o emagrecimento, ser diurética, faz o intestino funcionar melhor, é fonte de Ômega 3 (ajuda a diminuir o colesterol, baixa a pressão), tem nutrientes, vitaminas e sais minerais para o bom funcionamento do intestino, é bom para o coração e auxiliar a perder gordura.
Com o caso da gripe suína, há chá com gengibre, anis estrelado, erva doce e alcaçus, que ajudam a aumentar a imunidade do organismo contra o H1N1. "Este nós vendemos bastante, sempre que chega já vende tudo bem rápido", afirma Lucimara.
Para divulgar os benefícios dos chás, a Jardim das Ervas ainda faz degustação na loja e procuram parcerias com empresas para mostrar os produtos.