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Via Araucária esclarece sobre filas geradas no pedágio no último final de semana e divulga obras previstas

Via Araucária esclarece sobre filas geradas no pedágio no último final de semana e divulga obras previstas

O último final de semana, dias 23 e 24, foi marcado pelo retorno das cobranças de pedágio na Praça de São Luiz do Purunã e nas demais praças administradas pela concessionária Via Araucária e também dos relatos de motoristas, que enfrentaram filas extensas na região, causando grande congestionamento e irritação dos motoristas, que se manifestaram realizando um “buzinaço”.

A Folha de Campo Largo buscou esclarecimentos sobre a situação à Via Araucária, que respondeu por meio de nota, que explicou que ainda haviam motoristas com muitas dúvidas, além de “uso incorreto de pista automática por alguns usuários sem a tag”, que é o adesivo para a cobrança automática.

Disse ainda que estavam sendo realizadas obras de recuperação de pavimento no km 130 e também aconteceu um problema pontual com algumas máquinas de cartão. “No domingo (24), em alguns momentos de pico, quando houve alta de pagamentos por cartão, o sistema contratado pela concessionária apresentou lentidão, necessitando de reinicialização. A Via Araucária informa que está trabalhando junto à empresa fornecedora do sistema para que essa instabilidade não se repita. A concessionária reitera seu compromisso de garantir a fluidez do tráfego em suas vias”, finaliza.

 

Obras de conservação durante a semana

A Via Araucária informou ainda que para esta semana estão previstos a recuperação do pavimento, operação tapa-buracos, implementação de sinalização, além de poda de árvores, limpeza de drenagem e pintura de estruturas. As obras incluirão fresagem e recomposição do pavimento, nas rodovias BR-277, em Campo Largo, no período noturno e na BR-476, em Araucária, no período diurno, bem como terraplanagem na BR-373, em Imbituva e tapa-buraco emergencial na BR-277, entre os municípios de Irati e Prudentópolis. Inclusive, durante a execução das atividades ocorrerá bloqueio de faixa e acostamento. No decorrer da semana, permanecem os trabalhos de tapa-buracos, roçadas e limpezas de drenagem, mas sem necessidade de bloqueio de via. Os serviços atendem ao contrato de concessão junto à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), e tem prazo de finalização de até 12 meses.

A concessionária pede atenção de motoristas e indica que reduzam a velocidade ao passarem por trechos em obras, que estarão sinalizadas seguindo as normas vigentes da legislação. Ressalta, ainda, que as atividades programadas estão sujeitas à alteração em função de necessidades operacionais ou condições climáticas. Caso haja necessidade de atividades emergenciais, os serviços serão informados pelo perfil da concessionária no Instagram (@araucariavia), que divulga diariamente os serviços em curso. Também podem ser consultados pelo site www.viaaraucaria.com.br e pelo telefone 0800 277 0 376, 24h por dia.

Insumos utilizados nas obras para recuperação de pavimentos Para a recuperação dos pavimentos a concessionária utilizou mais de 5 mil toneladas de massa asfáltica (CAUQ) para o tratamento das patologias do pavimento. Essa quantidade corresponde a mais de 20 mil m² de pista restaurada. Durante os últimos 15 dias de atividades, foram consumidas aproximadamente 290 toneladas de cimento asfáltico de petróleo (CAP) e mais de 4.700 toneladas de material granular. Todo esse trabalho foi realizado por 119 colaboradores, que contaram com o suporte de 110 máquinas e equipamentos. Terraplanagem Durante 15 dias de recuperação de terraplenos, a Via Araucária restaurou seis pontos críticos e utilizou nessa operação duas escavadeiras hidráulicas que escavaram um total de 1.217 m³. Também foram aterrados 1.106 m³, além do fornecimento e aplicação de 51 m³ de pedra rachão para fundação de aterro estabilizado. Para execução dessas atividades, foram envolvidos 20 colaboradores e 20 equipamentos.