Sabado às 27 de Abril de 2024 às 02:59:39
EM CAMPO LARGO 17º | 29º
Geral

Saiba como se proteger e ajude a evitar a propagação do mosquito da Dengue

O Paraná está entre os quatro estados do país com o maior número de casos de dengue no Brasil – ao lado de Acre, Distrito Federal e Minas Gerais.

Saiba como se proteger e ajude a evitar a propagação do mosquito da Dengue

O Paraná está entre os quatro estados do país com o maior número de casos de dengue no Brasil – ao lado de Acre, Distrito Federal e Minas Gerais. Só em janeiro deste ano o Estado teve 30.217 notificações da doença, de acordo com os dados de boletim epidemiológico divulgado pelo Ministério da Saúde. Foram 15 vezes mais casos do que os registrados em janeiro de 2023, quando foram 2.079 casos notificados.

Sendo assim, a prefeitura de Campo Largo, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, reforça quais os cuidados preventivos que devem ser tomados para o combate ao mosquito Aedes Aegypti que transmite a Dengue. Segundo o último boletim da Secretaria de Estado de Saúde (Sesa), Campo Largo tem cinco casos de dengues confirmados.

Viviane Janz Moretti, diretora de Vigilância em Saúde de Campo Largo, indica as melhores medidas para diminuir os casos da doença. Lembrando que o mosquito Aedes Aegypti também é responsável por transmitir a Zika e a Chikungunya. Confira:

- Não deixar água parada em vasos, pneus, garrafas e mesmo em brinquedos;
- Deixar as lixeiras bem tampadas;
- Verificar se a caixa d’água está bem tampada;
- Cobrir bem os reservatórios de água;    
- Colocar areia nos pratos de plantas;
- Recolher e acondicionar o lixo do quintal;
- Limpar calhas;
- Tapar os ralos e baixar as tampas dos vasos sanitários;
- Trocar a água diariamente dos animais de estimação, e limpar semanalmente com esponja, água e detergente;
- Limpar a bandeja coletora de água do ar-condicionado;
- Cobrir bem a cisterna;
- Fique de olho nas piscinas, devem ser cobertas. As com água clorada e limpas com frequência normalmente não oferecem riscos. Mas para as de plástico (aquelas infantis) o ideal é que a água também seja tratada, e as bordas limpas;
- Preste atenção na vegetação que acumula água: bromélias, bambus, árvores ocas, entre outras;
- Use sempre um repelente, principalmente ao amanhecer e no final da tarde;
- Quem mora em locais com grande incidência de mosquitos deve colocar telas nas janelas.

A diretora alerta ainda que quem já teve Dengue precisa redobrar os cuidados, porque quem pega pela segunda vez muitas vezes adquire uma forma mais grave. Os principais sintomas, segundo ela, são dor muscular intensa, cansaço, dor de cabeça e dor atrás dos olhos, febre. Os grupos de maior risco são: crianças abaixo dos dois anos, gestantes, idosos e pessoas com doenças crônicas.

Em caso de sintomas procure o atendimento de uma das 18 Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, ou a Unidade de Pronto Atendimento Dr Attilio de Almeida Barbosa Júnior (UPA 24h).

Endereços UBS’s: https://campolargo.atende.net/cidadao/pagina/unidades-basicas-de-saude-enderecos-telefones  

E, em casos de denúncia de possíveis locais de foco do mosquito, entre em contato com a Vigilância em Saúde pelo whatsapp nos números (41) 3291-5116 / 3291-5004 / 99515-0086. Ou ligue no (41) 3291-5246. Você também pode denunciar na Ouvidoria SUS pelo telefone 0800 644 4414, ou em dois locais neste mesmo portal (no autoatendimento): VIGILÂNCIA SANITÁRIA ou Ouvidoria Municipal.