Mindfulness na Alimentação
O comer com atenção plena surge a partir das pesquisas que apontam benefícios para a saúde física, mental e emocional
O comer com atenção plena surge a partir das pesquisas que apontam benefícios para a saúde física, mental e emocional. Mais que comer devagar e de olho no prato, comer com atenção plena significa abrir todos os sentidos para perceber e absorver cores,aromas, texturas, sabores e sons. O tilintar do gelo no copo, a crocância de uma pera ou maçã, o calor de uma sopa que acabou de sair da panela: tudo isso está incluído na experiência de se alimentar. Além da questão sensorial, há ainda uma série de pensamentos e emoções que podem surgir enquanto comemos. Prestar atenção neles também é parte da filosofia, que propõe observar tudo o que acontece dentro e fora de você, no ambiente.
O não julgamento é um aspecto muito importante. Porque, em algum momento, acabamos nos julgando. Talvez você já tenha dito algo do tipo “Hoje não almocei, só fiz um lanche”, considerando isso negativo. Mas, veja, uma coisa é abrir a geladeira e empilhar ali mesmo, na porta, duas fatias de pão, montar um sanduiche com queijo e comer em pé ou a caminho da rua, com pressa e desatento. Outra é escolher um pão de que você goste, lavar algumas folhas de alface, ralar um pouco de queijo, cortar um tomate, separar um pouco de orégano, esquentar o sanduíche no forno, acrescentar azeite de oliva, colocar na mesa um jogo americano e um prato, sentar-se e comer aquele mesmo sanduíche com calma e prazer. Da segunda forma, fazer um lanche em vez de almoçar não parece ruim, não é? E também não precisa se julgar por aquele lanche que você comeu apressado. Aceite, foi assim. Ao se julgar, a transformação fica mais difícil. Já quando aceitamos, nos tornamos mais abertos à mudança e podemos pensar em como agir nas próximas vezes.
Lembrando que o mindfulness não é apenas uma ideia, mas um estilo de vida, de comer e se relacionar com a comida. Como tudo o que nos ajuda a sair do piloto automático, requer treino e persistência.
(Fonte: Centro Brasileiro de Mindfulness e Promoção da Saúde, da Universidade Federal de São Paulo)
DRA. ANA LÚCIA B. KUROSKI, Nutricionista - CRN/8.601, Especialista em Nutrição Clínica. Atende: 3032-5020