Intestino saudável
Além de uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos antioxidantes, o funcionamento ótimo do sistema gastrointestinal depende de três aspectos básicos.09/02/2017
Do momento em que colocamos o garfo na boca, tudo acontece a seu tempo, como numa perfeita linha de produção. Cada tipo de alimento que ingerimos será processado por enzimas específicas para que libere seus nutrientes, que nos servirão de combustível depois de absorvidos pelo intestino. Proteínas formarão todos os tipos de tecidos, gorduras e carboidratos serão usados como energia básica, vitaminas e minerais regularão o funcionamento do corpo.
Mas isso não é tudo e precisamos também de minerais e de fibras, que depois de devidamente “trabalhadas” pelas bactérias intestinais resultam em fezes com forma, consistência e frequência saudáveis. Numa dieta sem fibras e à base de muitos produtos industrializados, o tempo de trânsito intestinal é de 48 horas, mas nas dietas ricas em fibras, esse tempo diminui para 30 horas. Ninguém deve esquecer que um período maior de trânsito intestinal significa um aumento perigoso do tempo de exposição da parede intestinal às substâncias tóxicas contidas nas fezes.
Entretanto, além de uma alimentação equilibrada, rica em fibras e alimentos antioxidantes, o funcionamento ótimo do sistema gastrointestinal depende de três aspectos básicos: uma boa digestão, o cuidado com a permeabilidade da mucosa intestinal e a manutenção de uma flora equilibrada.
A mastigação é de suma importância para a digestão ideal. Mastigar pouco os alimentos não é nada bom, pois fará com que o duodeno tenha que trabalhar dobrado, recrutando mais secreção do pâncreas para que as gorduras e carboidratos estejam prontos para serem finalmente absorvidos.
Quem já teve problemas no aparelho digestório, deve ter ainda mais cuidado em comer devagar e em pequenas quantidades por vez.