Sabado às 20 de Abril de 2024 às 01:16:15
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Opinião

Apenas cinco sextas-feiras nos separam de 2021

Não, você não leu errado. Contando a partir desta semana apenas cinco sextas-feiras nos separam de 2021. E o que 2020 representou para você? Um ano de mudanças, certam

Apenas cinco sextas-feiras nos separam de 2021
Não, você não leu errado. Contando a partir desta semana apenas cinco sextas-feiras nos separam de 2021. E o que 2020 representou para você? Um ano de mudanças, certamente, mas foram elas positivas?
 
Negativas? Passou rápido demais, demorou muito? Foi um ano perdido? As Eleições já passaram e o Natal logo se aproxima, muda a forma de falar, mas não o discurso da necessidade de ser consciente, ser cauteloso e pensar no próximo. É que empatia ainda nos faz falta hoje. “Fique em casa”, mas você já pensou no seu vizinho hoje? Será que ele precisa da sua ajuda? Se vocês brigaram, já pediu desculpas? O primeiro passo é sempre o mais nobre, mas o faça de bom coração. 
 
São cinco sextas-feiras, mas que se considerados todos os outros dias se tornam mais de um mês para você fazer a diferença na vida do seu próximo. Ao fazer a tradicional limpeza de final de ano, tire alguns itens para a doação, mas doe coisas em boas condições de uso. Aproveite para fazer essa faxina também na sua vida digital, espiritual e social, afastando de você coisas e pessoas que mexem com a sua saúde mental ou te afastam dos seus princípios. Aproveite para fazer uma doação de sangue, por meio dela você pode salvar até quatro vidas. Se não tem tempo durante a semana, o Hemepar atende também aos sábados, por exemplo. 
 
Mude um hábito. Vá dormir 10 minutos mais cedo e levante 10 minutos antes, comece comendo um tipo de salada, incluindo uma fruta ou trocando um tempero. Se não conseguir ler dez páginas em um dia, leia uma. O importante é ler. Converse mais com as pessoas da sua casa e fique mais tempo sem o seu celular, apague a luz e aperte a torneira - apesar da chuva que cai lá fora, a crise hídrica ainda existe. Medite. Se você for cristão, ore e inclua um amigo na sua oração. Conte para ele, isso irá transformar o dia dele e o seu também. 
 
Seja gentil e simpático mesmo de máscara, mas não deixe que as pessoas o subestime ou sejam grosseiras com você. Saiba respeitar e se impor. Valorize o seu tempo e o seu trabalho, assim como valoriza o tempo e o trabalho das outras pessoas. Se você não tem coragem de falar pessoalmente, porque falar por meio de comentários na internet? Irá causar feridas da mesma forma. Pense no seu próximo e não seja cruel.
 
Em um ano onde vivemos um dos momentos mais difíceis do mundo, cheios de despedidas amargas e solitárias dentro de hospitais ao redor do mundo, pequenas mudanças e atitudes podem fazer a diferença na vida de alguém que se sente sensibilizado e sozinho. Este poder habita cada um de nós, deixe florescer, para vivermos em um mundo mais colorido e menos cinza em 2021.