Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 09:14:46
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Trecho da Estrada do Cerne está recebendo microrrevestimento para preservação da via

Uma moradora da região da Estrada do Cerne procurou a Folha de Campo Largo para relatar uma situação que deixou muitas dúvidas na vizinhança.

Trecho da Estrada do Cerne está recebendo microrrevestimento para preservação da via

Uma moradora da região da Estrada do Cerne procurou a Folha de Campo Largo para relatar uma situação que deixou muitas dúvidas na vizinhança. Conforme relato, teria sido liberada verba para “recapar” um trecho da Estrada do Cerne, que já estava “em perfeito estado de conservação”, conforme explicou e questionou por ter outras regiões que precisam de asfalto. “Trata-se do Km 33. As obras já estão sendo executadas. O pior é que não estão trocando o asfalto, mas sim fazendo uma nova camada sobre ele, o que é desnecessário, pois dá para dá pra perceber que o asfalto antigo está em ótimo estado de conservação”, indaga a leitora.

A Folha de Campo Largo entrou em contato com o Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR), que disse por meio de nota: “Informamos que o trecho mencionado está recebendo serviços de microrrevestimento asfáltico com posterior execução de sinalização horizontal, por meio do lote 01 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR. O microrrevestimento consiste na aplicação de uma mistura asfáltica a frio, com espessura de alguns milímetros, que rejuvenesce e preserva o pavimento, também melhorando a aderência de pneus à pista. Neste caso o serviço é uma manutenção preventiva, garantindo uma sobrevida ainda maior ao pavimento.

Atualmente não estão previstos serviços de reperfilagem para o trecho, popularmente conhecido como “recape”, em que é aplicada e compactada uma camada de alguns centímetros de espessura de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ)”.