Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 06:21:22
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Pré-inscrições abertas para participar de nove cursos profissionalizantes

 As pré-inscrições para os nove cursos das Carretas do Conhecimento já estão abertas, e serão retomados a partir de março de maneira adaptada devido à pandemia do coronavírus. Em Ca

Pré-inscrições abertas para participar de nove cursos profissionalizantes

As pré-inscrições para os nove cursos das Carretas do Conhecimento já estão abertas, e serão retomados a partir de março de maneira adaptada devido à pandemia do coronavírus. Em Campo Largo, as aulas presenciais serão na Vila Elizabeth.

“Priorizamos a geração de empregos no Estado. Tem muitas empresas querendo se instalar no Paraná e que precisam de bons profissionais, de trabalhadores qualificados e preparados para entrar no mercado de trabalho”, disse o secretário estadual da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost.

A primeira etapa será a partir do dia 15 de março em nove localidades. Para mais informações referentes as localidades, municípios e dúvidas para inscrições, entrar em contato pelo e-mail: carretasdoconhecimento@sejuf.pr.gov.br

O cadastro pode ser feito pelo link: http://www.justica.pr.gov.br/Pagina/PROGRAMA-CARRETA-DO-CONHECIMENTO-2021

Critérios e cursos
Critérios para participação do programa Carreta do Conhecimento 2021: ser maior de dezoito anos, comprovadamente; auto declaração de escolaridade mínima de ensino fundamental completa; conhecimento de informática básica; possuir smartphone ou ter acesso à internet.
São cursos de 80h em três turnos nas seguintes áreas: Panificação, Eletricidade Predial, Corte e Costura Industrial, Mecânica de Automóveis, Mecânica de Motocicleta, Eletricida Automotiva, Informática Básica, Mecânica Industrial e Refrigeração Residencial.

O professor realizará a aula online diretamente da Carreta do Conhecimento Digital cada aluno acompanhará a aula de sua residência, utilizando o chip 4G fornecido pelo Senai, por meio de plataforma dedicada para uma melhor experiência. 75% do curso será feito no formato Presencial Conectado, no qual o professor além de ensinar a teoria, demonstrará toda a parte prática nos mesmos equipamentos que os alunos utilizariam na Carreta do Conhecimento.

A parte prática do curso será realizada no laboratório da Unidade Fixa do Senai: No primeiro dia de aula prática será realizado um teste rápido para detecção de Covid em todos os alunos. O resultado deste teste é fornecido em minutos, liberando assim o aluno para a atividade prática. Mesmo com o teste rápido, é obrigatório o seguimento do protocolo de higiene e segurança do Sistema Fiep, o qual prevê a medição de temperatura de cada aluno, obrigatoriedade do uso de máscara, utilização de álcool em gel 70%, dentre outros cuidados para mitigar os riscos de contágio.

As práticas serão realizadas nas unidades do Sistema Fiep que possuem laboratórios amplos das respectivas áreas tecnológicas para que seja possível praticar o distanciamento solicitado pelos decretos municipais.