Sexta-feira às 19 de Abril de 2024 às 10:39:45
EM CAMPO LARGO 10º | 23º
Geral

Novo decreto flexibiliza horários e comércio essencial poderá abrir aos domingos

A intenção de flexibilizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais, que não poderiam funcionar conforme decreto anterior aos domingos, viabilizando mais horários aos clientes e evitando formação de ag

Novo decreto flexibiliza horários e comércio essencial poderá abrir aos domingos

Em live realizada na tarde desta quinta-feira (17), o prefeito Maurício Rivabem apresentou o novo decreto que estará em vigor em Campo Largo a partir desta sexta-feira, na intenção de flexibilizar o funcionamento de estabelecimentos comerciais, que não poderiam funcionar conforme decreto anterior aos domingos.

Poderão abrir das 06 às 21h para atendimento ao público e até as 0h no modelo delivery os seguintes estabelecimentos: hortifrutigrangeiros, quitandas, mercearias, sacolões, distribuidoras de bebidas, peixarias, açougues, mercados, supermercados, hipermercados, comércio de produtos para animais, feiras livres e lojas de materiais de construções. Restaurantes e lanchonetes dentro de shoppings se mantêm em delivery, drive thru e take away, além da possibilidade de consumo no local com agendamento prévio, conforme diretrizes do decreto anterior. A intenção é permitir que os clientes tenham mais opções de horário para comprar e evitem formações de aglomerações, protegendo empresários e clientes.

O prefeito explicou que o decreto anterior foi feito em conjunto com os 29 prefeitos da Assomec, que é a Associação dos Municípios da Região Metropolitana de Curitiba, mas que nesta semana os prefeitos ficaram livres para verificar a realidade do seu município. Nos demais dias da semana, mantém os decretos vigentes, conforme horários estabelecidos.

Transporte público

Mauricio explicou ainda que é importante que os munícipes saibam que há dois tipos de contrato no transporte público de Campo Largo, o interno, feito em 2003, e o intermunicipal, administrado pela Comec. Disse ainda que a Prefeitura mantém um diálogo amigável com a empresa, mas por conta dos contratos, não há como realizar cobranças para inclusão de mais veículos e pontos em determinadas linhas, por exemplo. Uma saída apontada seria a flexibilização de horários dos colaboradores por parte dos patrões, para evitar grandes horários de picos no ônibus.

“O ônibus pode ser propagador, pode. Mas hoje são as festas e eventos os maiores propagadores do vírus, porque as pessoas tiram máscara para beber e não tomam cuidado. Outra situação, que não é crítica, são cultos evangélicos, não das grandes igrejas, mas em lugares menores. Teremos que rever isso com os pastores, para proteção dos seus fieis. Campo Largo é um lugar muito religioso, mas precisamos pensar muito na questão da saúde pública e seguir os protocolos”, reforçou.

Vacinas

Nesta quarta-feira (16) foram vacinadas 916 pessoas na cidade e o município já bateu a marca de 45 mil imunizações. Nesta sexta-feira (18) começam a ser vacinadas pessoas com 54 anos. Expectativa muito grande de baixar a idade e levar mais saúde à população, afirmou o prefeito Mauricio.