Domingo às 28 de Abril de 2024 às 08:20:56
EM CAMPO LARGO 18º | 29º
Geral

Medicando Alegria leva risos e gargalhadas ao Hospital Infantil Waldemar Monastier

A partir do dia 1º de fevereiro o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, será palco para apresentações teatrais com intervenções de música e circo.

Medicando Alegria leva risos e gargalhadas ao Hospital Infantil Waldemar Monastier

A partir do dia 1º de fevereiro o Hospital Infantil Waldemar Monastier, em Campo Largo, será palco para apresentações teatrais com intervenções de música e circo. É o projeto Medicando Alegria que inicia as atividades para o encantamento de pacientes, familiares e profissionais da unidade hospitalar. As apresentações diárias foram adiadas pelas condições impostas pelo cenário da pandemia da Covid-19, mas serão adaptadas e iniciam na segunda quinzena de fevereiro. O cronograma dos espetáculos seguirá até o mês de dezembro, de segunda a quinta-feira, sempre no período da manhã. Nas sextas-feiras o projeto é aberto para voluntários que queiram participar.

“As artes cênicas, junto com música e circo, proporcionam a alegria dentro do coração de cada um. Percebemos o quanto é possível colaborar com o tratamento das crianças, medicando com alegria, com amor, com felicidade, medicando também com arte e com cultura. A arte como ferramenta de humanização”, explica Toto Lopes, responsável por toda a organização do projeto.  
O Medicando Alegria nasceu através da vivência do trabalho voluntário por 12 anos realizados pelo artista plástico Toto Lopes no Hospital Infantil. Todo esse período muitas histórias foram vivenciadas pelo artista junto com outros voluntários do projeto. E, em todas as apresentações ou intervenções, a emoção é quem conduz o espetáculo.

Incentivo
Em 2022 o projeto Medicando Alegria não será totalmente voluntário. O patrocínio, por meio da Lei de Incentivo à Cultura, é da Roca Brasil Cerâmica, instalada também em Campo Largo. Além do patrocinador, são apoiadores: a indústria Cimentos Itambé, a Fundação Estatal de Atenção em Saúde do Paraná e da Secretaria de Estado da Saúde.
Para participar como voluntário, doador ou destinar o seu imposto de renda para a ação, entre em contato com Toto Lopes por email contato@totoartes.com.br ou telefone/WhatsApp (41) 9 9700-4853. Saiba mais sobre o projeto Medicando Alegria:  https://www.medicandoalegria.com.br/

Mais arte
Toto Lopes é voluntário desde a inauguração do Hospital Infantil Waldemar Monastier em 2009. Além do projeto Medicando Alegria, outra forma de voluntariado é a doação de quadros e pinturas produzidas nas paredes da unidade hospitalar. O artista busca levar alegria e diversão em forma de cores e formas pelo prédio do Hospital. “Os quadros são grandes e bastante coloridos. Quando estou produzindo penso em como alegrar os pequenos pacientes, em como uma imagem pode levar o pensamento de um internado para outro ambiente”, conta o artista.

Serviço
A primeira apresentação de 2022 será no saguão do Hospital Infantil Waldemar Monastier, na terça-feira (1), a partir das 10 horas. O espetáculo terá a duração de aproximadamente 60 minutos e será uma mistura de todas as apresentações que o grupo fará durante o ano: teatro, música, circo, artes plásticas, com muita cor e alegria.