Quinta-feira às 25 de Abril de 2024 às 03:23:12
EM CAMPO LARGO 16º | 21º
Geral

Em frente Campo Largo é o Plano de Retomada da Economia

Empresários estiveram reunidos com o Poder Executivo para ouvir sobre o plano e também poder contribuir com este planejamento de ações. Entenda importantes pontos discutidos

Em frente Campo Largo é o Plano de Retomada da Economia

Em ritmo acelerado pela importância, está sendo criado o Plano de Retomada da Economia, que leva o nome de ‘Em frente Campo Largo - Um futuro de oportunidades’. Elaborado pela Prefeitura Municipal, tem à frente o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Christiano Souto Puppi, que recebe contribuições da sociedade civil organizada, do Poder Legislativo e cidadãos em geral.

“Precisa da união da Prefeitura, do ente privado, sociedade civil organizada, Câmara dos Vereadores e população como um todo. Não adianta diversos planos da Prefeitura sem ouvir Associação Comercial, sem o entendimento dos vereadores, se a população não se adaptar e enxergar este plano como uma recuperação. Quero ouvir sugestões, opiniões, propostas e críticas para este Plano”, declara Christiano. O objetivo é superar obstáculos, as dificuldades e com isso enfrentar essa situação que a pandemia da Covid-19 impõe, com esperança de recuperação a curto prazo.

A população também está sendo convidada a se envolver com o plano - com canais de comunicação ainda a serem divulgados - e até mesmo uma campanha está sendo criada. Uma das frases de impacto é: “Nada é mais forte do que a vontade de uma cidade inteira”, buscando estimular esta união para alcançar os resultados em prol de toda a cidade, de todos os setores que a envolvem.

Frentes de trabalho
Foi realizada nesta terça-feira (18) pela manhã a reunião na Acicla com alguns participantes e transmitida de forma online para a diretoria da Associação. Christiano Puppi falou sobre alguns pontos que já estão neste plano, mas que ainda estão sendo discutidos para então ser apresentado formalmente na quinta-feira da semana que vem, dia 27.

Ele disse que está entre as prioridades as ações voltadas à agilidade na liberação de alvarás e atendimento do empresário. Citou que já foi aprovado o Refis 2021 - Programa de Recuperação Fiscal de Campo Largo, um dos maiores programas de parcelamento de dívidas do município e – como o prefeito municipal Mauricio Rivabem acrescentou – tem o objetivo de deixar as pessoas e empresas com nome limpo. Neste sentido deve ser apresentado em breve um programa de parcelamento de dívidas com a Cocel – Companhia Campolarguense de Energia.

A Prefeitura vai estreitar a parceria para conseguir com a Fomento Paraná melhores linhas de crédito a todos, dando como exemplo opções já existentes como a destinada para mulheres, com taxa de juros de apenas 0,45% ao mês. O Plano de Retomada também contempla a atração de novas empresas e consequentemente novos empregos, a partir de isenção fiscal, mas com pontos ainda a serem analisados, como por exemplo destinar áreas específicas para este fim. Entre os objetivos do Plano está a qualificação de profissionais, em parceria com Agência do Trabalhador e Sebrae, com cursos e oficinas profissionalizantes.

Christiano detalhou sobre o Fundo de Aval, em que a Prefeitura e Sociedade Garantidora de Crédito podem ser avalistas de alguns negócios, mediante análise muito técnica. A Prefeitura se colocará como um grande agente, para garantir crédito. Uma das novidades estudadas também está o novo meio de pagamento de impostos e taxas municipais com cartões de débito e crédito. “Uma modernização e incentivo a mais”, acredita o secretário.

Assim como as empresas, ele cita que a Prefeitura também sofre com a queda na arrecadação e com isso encontra dificuldades para investimentos. Uma das formas de aumentar a receita é com incentivo ao pedido de emissão de nota fiscal por parte do cliente. Para isso estão planejamento o Nota Campo Largo, assim como hoje há o Nota Paraná, que retorna aos cidadãos com prêmios ou dinheiro. “Assim a Prefeitura consegue ser um agente maior para o desenvolvimento neste momento de retomada”, acrescenta.

Uma questão antiga discutida na cidade é a falta de participação das empresas locais em licitações, o que será estimulado, com disponibilização de manual e aulas para os empresários locais sobre os processos licitatórios, para que as empresas se adequem para serem parceiras do município. Também vão realizar campanhas de incentivo ao comércio local. “Fazer com que o comércio local tenha força, porque é uma relação de interdependência”, completa Christiano, citando o planejamento de workshops de apoio ao cidadão para venda online e entrega rápida. Entre as ideias citadas está o Selo: “Tudo que é feito aqui é bem feito”, com denominação de origem, para atrelar valor aos produtos locais que são referência.

Cultura e Turismo
Um dos grandes pontos para estimular o turismo local é pensar a cidade como um potencial turístico, de forma bastante organizada. Inicia com a implantação de pórticos nas entradas do município, para uma melhor sinalização e atrair os turistas para cá, aproveitando a localização estratégica da cidade e proximidade com a capital do Estado. Uma parada de qualidade, com fácil acesso para quem vai ou volta do interior do Paraná e com estrutura para receber os visitantes. Esses pórticos podem ser implantados na Colônia Dom Pedro, assim como para quem vem de São Luiz do Purunã, por exemplo, incluindo placas com informações do que pode ser feito na cidade.

Falando em eixo cultural, citou que na Rua Sete de Setembro, onde já se planejava a Rua Coberta, querem uma ampla calçada para estimular a circulação de pessoas, para terem acesso a serviços e locais de convivência, em parceria com a iniciativa privada.  Será um ponto extremamente valorizado e que “dará outra cara para a praça da Igreja Matriz”, segundo explicou o secretário, lembrando da Casa da Cultura também reformada para estimular a cultura local.

O planejamento é que sejam realizadas feiras itinerantes, para que se façam presentes também em localidades mais retiradas e até mesmo estudam a possibilidade de uma Feira da Louça online, com site próprio. Falaram sobre a Casa do Artesão, com a ideia de vender souvenir turístico da cidade, agregando valor ao produto que sai daqui e para atrair os turistas que aqui chegam. “Fomento ao turismo, um agente fundamental na retomada econômica”, enfatiza Christiano, que citou a aquisição de 54 placas de sinalização turística com recurso federal.

Também faz parte de atração turística um grande evento para comemorar o Natal, assim como aconteceu em 2019 e teve um ótimo resultado ao comércio pelas atrações e mensagem de esperança. Mesmo em pandemia, vão dar um jeito de continuar levando essa mensagem, mas respeitando as condições hoje impostas pela Covid-19.

Questionamentos
O empresário Emanuel Andrade, representando o Núcleo das Academias, ressaltou que esse setor foi bastante prejudicado, explicando que ficou quatro meses sem faturar porque com os decretos precisaram fechar e prorrogar os planos dos alunos. Mesmo com a lei municipal de atividade essencial não puderam funcionar. Frisou que atividade física comprovadamente ajudou que muitas pessoas não fossem hospitalizadas ou intubadas. Com isso, pede um plano específico ao setor, de propagar a importância da atividade física. Aproveitou para elogiar a revitalização do Parque Newton Puppi, mas que é preciso mais. Christiano se colocou à disposição para conversar com o Núcleo, ouvindo as reivindicações e buscando soluções.
Sobre a possibilidade de mais fiscais para fiscalizar o comércio, para mantê-lo seguro e sem que haja necessidade de fechar as empresas em momentos mais críticos, o prefeito disse que para melhores resultados estão planejando colocar placas nos estabelecimentos com orientações necessárias a serem seguidas, como a quantidade de pessoas permitidas naquele local. O objetivo é que a população se uma para que também cada cidadão seja um fiscalizador e faça denúncias de irregularidades.

Importante fonte de arrecadação do Município, a questão do IPTU foi citada devido à reclamação de muitas pessoas pelo valor, mas o prefeito explicou que não há muito o que possa ser feito por Lei. O valor atual é de acordo com a atualização genérica e já foram dados os descontos possíveis nos últimos anos, o que não pode mais acontecer. Ainda acrescentou que há uma deficiência grande na atualização dos imóveis, inclusive é necessário atualizar patrimônios da Prefeitura, pois há projetos que dependem disso para serem implantados. Por solicitação do presidente da Acicla, Bruno Boaron, será analisada a possibilidade, por Lei, de adiar por uns meses o pagamento do IPTU parcelado.