22-03-2011
O Paraná já tem nove casos de morte por dengue. A Secretaria de Estado de Saúde (Sesa) divulgou um novo boletim nesta segunda-feira (21) e aponta que quatro mortes foram causadas por dengue hemorrágica e outras cinco por complicações. Cinco mortes foram registradas em Jacarezinho, duas em Londrina, uma em Cambará e uma em Carlópolis, na região norte do Paraná.
A dengue atinge 99 municípios do Estado. Segundo a Sesa, 78% dos casos estão concentrados nas cidades de Londrina (2.085), Jacarezinho (575), Foz do Iguaçu (484) e Cornélio Procópio (413).
"Alertamos que 12 municípios do Estado apresentam alto risco de uma epidemia, pois apresentam alto índice de infestação pelo Aedes aegypti e casos autóctones. Isto é uma condição perigosa para uma futura epidemia", afirmou o superintendente de Vigilância e Saúde da Sesa, Sesifredo Paz.
De acordo com a Sesa, os municípios com alto risco são: São Miguel do Iguaçu, Florestópolis, Astorga, Cambé, Leópolis, Bela Vista do Paraíso, Maripá, Medianeira, Marialva, Paiçandu, Cascavel e Sarandi.
Os que apresentam risco médio de epidemia são: Ribeirão do Pinhal, São Sebastião da Amoreira, Nova Santa Bárbara, Uraí, Nova Fátima, Guaporema, Guaíra, Sertaneja, Santo Antônio da Platina, Bandeirantes, Quarto Centenário, Guaraci e Amaporã. Também estão na lista São Carlos do Ivaí, Rolândia, Nova Santa Rosa, Sertanópolis, Vera Cruz do Oeste, Alvorada do Sul, Arapongas, Ubiratã, Maringá, Nova Esperança, Cianorte e Toledo.
A Sesa já registrou 23.540 casos suspeitos de dengue e 4.532 confirmações no Paraná. Segundo a Secretaria, há 4.389 casos autóctones e 143 importados.