Quarta-feira às 14 de Maio de 2025 às 12:23:33
Geral

Irmã Dolores, anos de dedicação a educação

Irmã Dolores se sente muito bem ao lados dos alunos, e não mede esforços para oferecer uma educação de qualidade a eles.

Irmã Dolores, anos de dedicação a educação

No próximo dia 15 deste mês, comemora-se o Dia do Professor, uma das figuras mais importantes de uma nação e responsável por formar juntamente com a família e o estado cidadãos conscientes. De acordo com levantamentos, o Brasil tem 1,6 milhão de professores na educação básica. 
     Uma das personalidades na área de educação de nosso município, Irmã Dolores viu muita coisa mudar durante os 56 anos em que se dedica ao ensino.  Irmã Dolores começou a lecionar em 1953 em Campo Largo; de 1955 a 1964 permaneceu em Curitiba e quando retornou ao Sagrada Família, passou a dar aulas de 5ª a 8ª série e magistério das disciplinas de Matemática, História, Sociologia e Filosofia. Formada em Pedagogia com pós-graduação em Orientação Educacional, são mais de cinco décadas de contato direto com escolas e de decisões importantes para a melhoria do ensino.  
     A sua rotina é intensa, diariamente é um sobe e desce escadas, atender diversas ligações, conversar com alunos e professores, e mesmo assim sobra um tempo pra cuidar da vida pessoal.  
     Os risos e as conversas altas dos alunos soam naturalmente aos ouvidos de Irmã Dolores, que sente a maior alegria em poder compartilhar alegrias e tristezas com os alunos.   Mas alega que para permanecer tanto tempo na profissão é preciso vocação, “é preciso ter disponibilidade, professor é um artista, porque não é fácil comandar uma sala com 30 a 40 alunos”, lembra. E muitas vezes todo esse esforço vem de livre e espontânea vontade, porque o estado não oferece uma boa estrutura e é visível o grande número de alunos e pais desinteressados com a escola. “Infelizmente os pais deixaram a responsabilidade da educação para a escola” comenta.
     Apesar das dificuldades encontradas pelos professores, como falta de respeito por parte dos alunos, falta de incentivos do governo, Irmã Dolores conta que a profissão também é motivo de grande satisfação, “quando vejo que antigos alunos hoje são pais de família e estão bem empregados, independente da profissão, isso é muito gratificante”.
     Irmã Dolores foi diretora do Colégio Estadual Sagrada Família por 40 anos, e há cerca de 15 anos está a frente da Escola Municipal Anchieta. Diariamente mantém contato com mais de 700 alunos e faz o maior esforço para garantir boas condições de trabalho aos professores.