Terça-feira às 13 de Maio de 2025 às 10:26:48
Geral

Proerd

10-12-2010

Proerd formou mais 900 alunos

Proerd

10-12-2010

Em solenidade realizada na Vila Olímpica, no sábado (4), o Proerd (Programa Educacional de Resistência às Drogas) formou mais 900 alunos em Campo Largo. A formatura teve a presença do prefeito em exercício Dante Vanin, do tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul - coordenador do Proerd no Paraná e comandante do Batalhão da Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), secretário municipal de Educação, Cultura e Esportes Norton Nori Pooter, vereadores Darci Andreassa, Lindamir Ivanoski e Wilson Andrade, presidente do Conselho Tutelar Luiz Carlos dos Santos e presidente do Conselho Municipal sobre Drogas Emerson Zanetti.
Escolas
Participaram da formatura cerca de 900 alunos das escolas municipais Almede Galdino Baridotti, Caetano Munhoz da Rocha, Carlos Drummond de Andrade, Dona Fina, Lenovi de Almeida Torres, Luiz Júlio, Luiz Rivabem, Luiza Gonçalves Monteiro, Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Natal Pigato, Rosália Remonato, Solidariedade, Vereador José Andreassa e das escolas particulares Construtiva e Potencial.
A diretora da Escola Monsenhor Ivo Zanlorenzi, Arilde Bonassoli fez a saudação em nome das escolas, e a aluna Stephany Saldanha dos Santos, da Escola Lenovi de Almeida Torres fez o juramento.
Instrutores
Os instrutores do Proerd, que atuaram com os alunos neste semestre foram o Policial Proerd Hélio Luis Jacumasso, Márcio Ferreira, Rosivaldo Ferreira e Rogério Farias Dias.
Proerd
Em Campo Largo, o Proerd já formou mais de 15 mil alunos. No Paraná, em 10 anos de atuação, já atingiu mais de um milhão de estudantes das redes pública e privada de ensino fundamental e qualificou-os como multiplicadores de informações preventivas sobre drogas e cidadania. O tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, coordenador do Proerd no Paraná, revelou que uma pesquisa feita em 2004 indicou que apenas 3% dos alunos com 14 anos de escolas paranaenses tiveram contato com drogas, incluindo a simples oferta para eles.
"É mais barato a prevenção do que outros tipos de ação", analisa. São 133 policiais militares do Paraná que atuam no Proerd, em mais de duas mil escolas públicas e particulares em 191 municípios do Estado. Cerca de 100 mil alunos serão formados em 2010 pelo programa, que trabalha com a auto-estima das crianças.