Quarta-feira às 14 de Maio de 2025 às 12:32:26
Geral

Economia Verde

10-12-2010

Funcionários da Piedade participam do programa Economia Verde

Economia Verde

10-12-2010

A empresa de Transporte Coletivo Nossa Senhora da Piedade, com parceria com a DPaschoal, maior rede de serviços automotivos do País, está implantando o programa "Economia Verde", que tem por objetivo a economia de pneus, reduzindo custos e a poluição ambiental. O projeto é parte do SAF - Serviço de Atendimento à Frota, que a DPaschoal oferece à Piedade, e que auxilia a frota da transportadora em aspectos como custos, manutenção e renovação de veículos.

O programa "Economia Verde" tem como principal objetivo orientar estes profissionais sobre medidas simples e eficazes que reduzem custos e ajudam a preservar o meio ambiente. Todos os motoristas da Piedade participaram do programa, que consiste em Diagnóstico da Frota, Conscientização, Curso de Direção Econômica, Treinamento com pessoal de Manutenção e Plantio de Árvore. A Semana
encerra-se nesta sexta-feira (10), com o plantio de árvores.

Economia

Um pneu de ônibus, novo, custa cerca de R$ 1.200,00 e tem uma vida útil de oito meses, mais ou menos 70 a 80 mil quilômetros, na chamada "Primeira Vida". Na chamada "Segunda Vida", recapado, chega a atingir um total de 150 mil quilômetros. A Piedade, que possui 170 ônibus, compra cerca de 50 pneus novos, todos os meses, 600 por ano. Com o programa oferecido pela Dpaschoal, a empresa pretende economizar 25% dos custos com pneus, cerca de 150 pneus/ano.

Enio Luiz Zago, gerente da DPaschoal, disse que a economia é possível apenas com a mudança na maneira de dirigir, o uso racional da velocidade e do freio, não arrancar bruscamente, peso, calibragem, segurança e consciência. Esses conceitos estão sendo repassados pelos técnicos da DPaschoal, aos funcionários da empresa, principalmente motoristas e pessoal de manutenção.
Os motoristas receberam, cada um, um kit com um recipiente para lixo contendo um guia prático de primeiros socorros, uma revista educativa sobre reciclagem, uma "régua" (profundímetro), para verificação da altura da banda de rodagem, um panfleto informativo sobre a economia verde e uma tampinha verde, para usar no bico de ar do pneu. A tampinha, única, diferente das outras, serve para lembrar ao motorista a importância de calibrar o pneu, periodicamente e sempre antes de uma viagem.

Após a ação, a DPaschoal acompanhará mensalmente, por meio de análises de técnicos, os ganhos reais da iniciativa. Isso tem como objetivo verificar a eficácia do programa e garantir melhorias em longo prazo.
Em 2009, a iniciativa passou pela transportadora TA de Americana, que obteve uma economia de aproximadamente R$ 800.000,00 com a gestão de pneus e componentes dos veículos realizada pela DPaschoal, colaborando assim, com a redução dos impactos no meio ambiente.

O gerente da Piedade, Amarildo Nico, presente durante a realização das palestras, destacou a importância da medida, lembra do que a Piedade é certificada com a ISO 14.001, e o programa Economia Verde certamente vai proporcionar importante redução de custos, com pneus e melhorar os níveis de poluição.