26-10-2010
Cientistas norte-americanos descobriram que as pessoas que apresentam boas condições psicológicas e são mais sensíveis produzem menor quantidade de uma proteína que causa graves problemas de saúde.
Os pesquisadores da Universidade Wisconsin-Madison, nos Estados Unidos, avaliaram durante dez anos o nível da proteína interleucina-6 (IL-6) em um grupo de análise.
De acordo com a psicóloga Jennifer Morozink, autora do estudo, altas taxas de IL-6 é associada a muitos problemas cardiovasculares, derrame, diabetes, câncer, entre outros problemas.
- O estudo mostrou que boas características psicológicas controlam os níveis de IL-6.
A psicóloga afirma ainda que o impacto da paz de espírito é mais significativo para as pessoas que possuem baixos níveis educacionais. A baixa escolaridade, de acordo com a pesquisadora, é um forte fator de risco que indica uma saúde precária no futuro e uma morte relativamente mais cedo.
Segundo o estudo, as pessoas menos instruídas, mas que se sentem felizes, aceitam a si mesmas ou consideram suas circunstâncias de vida gerenciáveis, revelaram a mesma quantidade de inflamações causadas pela proteína em comparação com as pessoas que eram igualmente satisfeitas, porém com mais escolaridade.
A psicóloga Carol Ryff, coordenadora do estudo, afirma que os resultados são significativos pois mostram que o bem-estar pessoal elimina as distâncias nas condições de saúde entre pessoas com diferentes níveis educacionais e socioeconômicos.
- Já existem terapias que permitem às pessoas manterem características psicológicas favoráveis, ajudando a evitar depressão e ansiedade.
Fonte: R7 Notícias