Terça-feira às 20 de Maio de 2025 às 02:22:52
Geral

Hospital Nossa Senhora do Rocio

08-10-2010

Hospital Nossa Senhora do Rocio inaugura máquina de Hemodinâmica.

Hospital Nossa Senhora do Rocio

08-10-2010

O Hospital Nossa Senhora do Rocio inaugurou, na última terça-feira (05), a Hemodinâmica, uma máquina de fabricação norte-americana, indispensável para o diagnóstico definitivo de lesões coronarianas e para a Arteriografia Cerebral, nos casos de AVC (Acidente Vascular Cerebral). O novo equipamento consolida o Hospital Nossa Senhora do Rocio, e consequentemente o Município de Campo Largo, como referência em Saúde, com ênfase em cirurgias cardíacas e cerebrais.

O Hospital é credenciado pelo Ministério da Saúde e atende pacientes do SUS de todo o País, sendo conveniado com municípios da região e para os estados do Amazonas, Roraima, Acre, Paraíba, Espírito Santo e Mato Grosso. A solenidade de inauguração do novo equipamento contou com a presença do governador Orlando Pessuti, do secretário de Estado da Saúde, Carlos Moreira, do prefeito de Campo Largo, Edson Basso e de Balsa Nova, Osvaldo Costa, além de prefeitos de outros cinco municípios da região. Os dois sócios do hospital, o diretor administrativo, Dr. Luis Ernesto Wendler e o Dr. Carlos Müller Neto, recepcionaram o governador e demais autoridades.

Salvar vidas

A máquina adquirida pelo hospital em sociedade com os cardiologistas Leonardo Mulinari e Álvaro Moura, tem duas funções principais, o diagnóstico definitivo de lesões coronarianas, prevenindo o infarto agudo do Miocárdio, através da Angioplastia, colocação de "Stend" pequenas molas nas áreas de Estenose, para que o fluxo arterial para o coração seja restabelecido, e em casos de AVC - Acidente Vascular Cerebral, fazendo a Arteriografia Cerebral, identificando o foco da hemorragia ou a estenose das artérias cerebrais. Essa intervenção (a colocação dos "stend"), segundo o Dr. Luis Ernesto, além de salvar a vida dos pacientes, evita ou diminui substancialmente as sequelas.

"Quando não tínhamos este equipamento, éramos obrigados a encaminhar os pacientes para outros hospitais, em Curitiba, com riscos muito grandes, nessa viagem", explicou o médico.

Prestígio

A presença do governador, secretário de Saúde, prefeitos e outras autoridades mostrou a importância do equipamento adquirido pelo HNSR e o prestígio do hospital e do Município junto ao Estado. Um paciente ilustre, o superintendente estadual de Saúde, recém operado no Rocio, Carlos Manoel Ataíde dos Santos, esteve presente e foi saudado pelo governador Orlando Pessuti.

Após a solenidade de inauguração da Hemodinâmica, o governador Orlando Pessuti acompanhou o diretor administrativo do hospital, Dr. Luis Ernesto Wendler, em visita aos pacientes (bebês), de estados do Norte e do Nordeste, submetidos a cirurgias cardíacas. Pessuti conversou com as mães e mostrou-se admirado ao saber que pacientes de tão longe, vêm para Campo Largo para se submeter a cirurgias cardíacas.

O Dr. Luis Ernesto destacou a importância do hospital ser referência nas áreas de Urgência e Emergência, cirurgias cardíacas de alta complexidade, neurocirurgias de alta complexidade e cirurgias intervencionistas e hemodinâmica. Lembrou que o HNSR tem uma das maiores UTIs de adultos, no Paraná, e a maior UTI Neonatal e Pediátrica do Estado.

Apoio

Na solenidade de inauguração do novo equipamento, o Dr. Luis Ernesto destacou o apoio do prefeito Edson Basso, lembrando que ele não foi reeleito por acaso, "foi o prefeito que mais investiu em Saúde e por isso foi olhado com olhos diferentes pelo governador do Estado. Tivemos apoio também do Governo do Estado, através da Secretaria de Saúde, do ex-secretário Gilberto Martin, que nos ajudou, em Brasília a receber o credenciamento do Ministério da Saúde para atendimento pelo SUS".

Luis Ernesto lembrou que o investimento para aquisição do novo equipamento foi muito alto e, por isso foi necessário trazer outros parceiros, os médicos Leonardo Mulinari e Álvaro Moura, como sócios, aos quais agradeceu a parceria e a confiança. Disse que o novo equipamento vai consolidar a posição do HNSR como hospital referência em cirurgias de alta complexidade, e muitas vidas serão salvas, graças a esta eficiência e precisão. Ele agradeceu, ainda, o apoio do atual secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, presente à solenidade e dos prefeitos de Campo Largo, Balsa Nova, Mandirituba, Quitandinha, Lapa e Campo do Tenente.

Parceria

O prefeito de Campo Largo, Edson Basso, agradeceu a presença do governador Orlando Pessuti, secretário de Saúde, Carlos Moreira Junior, prefeitos da região, e disse que a parceria entre o HNSR e os municípios da região foi muito importante para o credenciamento, e que se sentia feliz por ver Campo Largo se destacando na área de Saúde, sendo referência para todo o País. Disse que acompanha o HNSR há 30 anos e parabenizou o doutor Luis Ernesto e demais diretores e funcionários do hospital.

O governador Orlando Pessuti disse da sua alegria em estar de volta a Campo Largo, de ver o seu amigo Carlos Manoel Ataíde dos Santos (recém operado no HNSR), recuperado, e a presença dos prefeitos da região, parceiros do HNSR para atendimento pelo SUS. Destacou a importância dos investimentos feitos pelo Governo do Estado, no Município, principalmente na área de Saúde, com a implantação do Hospital Infantil. "Isso não nos desobriga de sermos parceiros do HNSR, um hospital de vanguarda, que valoriza o esforço e a vontade de fazer mais e melhor", disse ele, destacando a importância da descentralização no atendimento de alta complexidade.