Instituído ainda em 2019 em todo o Paraná, o programa Ganhando o Mundo é um programa de intercâmbio realizado pelo Governo do Paraná, permitindo que centenas de estudantes, professores e profissionais da Educação pública estadual possam realizar formação acadêmica em instituições estrangeiras, de maneira gratuita, retornando ao país com uma bagagem repleta de experiências.
A Folha já contou sobre a participação de estudantes neste programa, que tiveram a oportunidade de ir ao Canadá pelo período de seis meses. Agora, quem irá participar é a professora de História, Denise Eurich Colatusso, que passará três semanas no país.
“Eu vou acompanhar um grupo de professores que foram selecionados para realizarem o intercâmbio. Parte deste grupo irá para a Finlândia e a outra para o Canadá. Os professores foram selecionados por meio de um edital lançado pela Secretaria de Estado da Educação do Paraná para participarem do Programa Ganhando o Mundo Professores. A seleção considerou a experiência no programa ‘Formadores em Ação’ e a realização de uma prova didática. As vagas eram abertas a professores e pedagogos de todas as regiões do Estado. Eu e parte do grupo de intercambistas vamos para o Canadá onde ficaremos por três semanas participando de formação. É a primeira vez que faço intercâmbio.”
Professora há 25 anos, passando por instituições públicas e particulares em Campo Largo, também como tutora de Educação a Distância no curso de Pós-Graduação em Mídias Integradas a Educação pela Universidade Federal do Paraná entre os anos de 2010 a 2018, Denise comenta que em 2020, passou a trabalhar com a formação de professores na Secretaria de Estado da Educação do Estado do Paraná, no Núcleo Formadores em Ação, onde está até hoje.
“Eu fui incentivada a ser professora pela minha mãe, Cleide, que também era professora. Fiz o curso de Magistério, atual Formação de Docentes, no Colégio Estadual Sagrada Família entre os anos de 1993 a 1996. Ao longo dos meus anos como estudante, sempre gostei muito de História. Tive muitos professores maravilhosos, como as professoras de História Ana Clair no Ensino Fundamental, a professora Lindamir Ivanoski no Ensino Médio, além de outros que lecionavam outras disciplinas, mas que pelo exemplo, me inspirou a escolher o caminho da docência”, relembra.
Questionada sobre os desafios de estar em sala de aula, ela comenta sobre a necessidade de encontrar maneiras diferentes de atender às necessidades de todos os estudantes, engajá-los e fazer deles os protagonistas do processo de aprendizagem. “Os professores devem estar em constante formação para trabalhar aulas mais atrativas e interativas com a utilização de metodologias ativas diversas, mobilizando conhecimentos e habilidades, para que o estudante seja capaz de resolver demandas complexas da vida cotidiana e do pleno exercício da cidadania. Quanto às recompensas, é uma sensação gratificante ver os alunos aprenderem e se desenvolverem, ter a oportunidade de fazer a diferença na vida e no futuro deles”, completa.
Processo seletivo
Denise comenta que, após a seleção, foi realizado um teste de proficiência em Língua Inglesa, que determinaria o país de destino do professor. “Os professores também participaram de um curso de Inglês oferecido pela SEED-PR, para que todos possam se comunicar no país de destino. O programa Ganhando o Mundo Professores possibilitará ao professor participante uma imersão no sistema educacional de outro país, compartilhar conhecimentos sobre metodologias de ensino, aprendizagem e avaliação, além de ampliar a capacidade de contextualização social, histórica e cultural. Durante o intercâmbio, os profissionais conhecerão sistemas educacionais que são referência no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA) e, ao regressarem, desenvolverão projetos que, ao serem aplicados nas escolas da rede pública estadual, contribuirão para o processo de ensino-aprendizagem”, explica.
Contribuição para a carreira
“Estou atuando como técnica pedagógica no Núcleo Formadores em Ação na SEED-PR. Esse núcleo é responsável em trabalhar com a formação continuada de milhares de professores e pedagogos na rede pública de ensino. Acredito que participando do Intercâmbio, ampliarei o meu conhecimento sobre práticas pedagógicas, processos de ensino e aprendizagem, metodologias ativas utilizadas nas escolas do Canadá. Terei novos conhecimentos e inspirações para compartilhar com profissionais da educação e, estes por sua vez, serão mediadores de práticas pedagógicas inovadoras com os seus estudantes, tornando-os mais engajados e autônomos no processo de aprendizagem”, finaliza.