Terça-feira às 24 de Maio de 2022 às 09:28:37
EM CAMPO LARGO 10º | 24º
Geral

Escola do interior de Campo Largo fica em primeiro lugar no prêmio educação Empreendedora do Sebrae

Professora e 20 alunos do 5º ano receberam hoje pela manhã o prêmio sobre o projeto de consciência ambiental na sede do Sebrae

Escola do interior de Campo Largo fica em primeiro lugar no prêmio educação Empreendedora do Sebrae

O Sebrae promove todos os anos uma série de premiações voltadas a empreendedores, empresas, associações e administrações públicas. E aconteceu na manhã desta sexta-feira (06), em Curitiba, a entrega do Prêmio Educação Empreendedora, uma das ações que o Sebrae promove anualmente. O evento foi em Curitiba e teve muitos campo-larguenses na plateia que assistiram a professora Regiane Freitas Pereira de Meira (foto), da Escola Municipal do Campo Nicolau Morais de Castro, receber o prêmio de 1º lugar para o projeto “LIXO É RESPONSABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E RENDA”, na categoria Ensino Fundamental - edição de 2022.

Bastante aplaudida, a professora da Rede de Ensino de Campo Largo agradeceu a toda a equipe da Secretaria de Educação, bem como a todos os professores da escola e, especialmente, aos alunos. Muitos deles, inclusive, estavam presentes junto com ela no evento. “Gostaria de dizer que se eu pudesse resumir o Sebrae hoje eu diria que ele é um incentivador de sonhos. Já estive nessa plateia duas vezes, observando outros colegas receberem esse prêmio, fiquei incentivada, voltei para escola e lá parece ser tudo tão pequeno, como nosso projeto de reciclar uma sacolas e meia dúzia latinhas.  Mas aí vem o Sebrae e nos premia em primeiro lugar, nos dá a oportunidade de levar o nome da nossa escola, uma escola do campo, para todo o Brasil conhecer. Hoje saio daqui com o sentimento de gratidão, muito motivada e continuarei o meu trabalho na escola com muito amor e carinho”

O Projeto - Durante um ano o projeto “LIXO É RESPONSABILIDADE, SUSTENTABILIDADE E RENDA” (fotos) foi desenvolvido com 20 estudantes do 5º ano do Ensino Fundamental, com objetivo de desenvolver em nossos alunos a consciência ambiental. Ele seguiu os moldes do Projeto Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP) e foi uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação e o Sebrae-PR. Foram realizados todos os encontros oferecidos na apostila do JEPP e as atividades diferenciadas, tudo de forma lúdica e divertida para as crianças. Em seis meses de projeto foram reciclados, em média, 500 kg de lixo reciclável. Ou seja, meia tonelada que deixou de virar poluente no ar que respiramos e menos plásticos, latas jogados nos rios. 

Segundo a professora, “é de grande importância ressaltar a percepção que os estudantes tiveram. Eles puderam compreender como é importante a divulgação do que estamos fazendo e com qual objetivo, fazendo isso durante o desenvolvimento do projeto. Também pudemos contar com a parceria dos pais, dos mercados, funcionários da escola, pois assim alcançamos nosso objetivo tanto com a feira e com a conscientização ambiental das pessoas que nos rodeiam”. 

A Prefeitura de Campo Largo parabeniza os novos empreendedores mirins que a partir dessa grande experiência vão levar inúmeros conceitos da administração empresarial para suas vidas e consequentemente para o mercado de trabalho no futuro.. Além de se divertirem, temas como coletividade, trabalho em equipe, empreendedorismo, consciência de educação ambiental, mobilização das famílias  sempre farão parte das lembranças de um trabalho suado mas devidamente reconhecido. Quando aprendemos com experiências reais conseguimos repassar nosso conhecimento com vontade, sorriso no rosto e brilho nos olhos.