Saiba mais sobre essa doença, sintomas e como podemos nos cuidar
A Meningite é uma doença que causa inflamação das meninges, as membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal. Ela pode ser causada por bactéria, vírus, fungos, parasitas e por processos inflamatórios.
As Meningites bacterianas são mais comuns no outono e inverno. Já as virais na primavera e verão. Sua transmissão, em geral, é de pessoa para pessoa, através das vias respiratórias (gotículas, secreções de nariz e da garganta). Mas pode ocorrer, também, por transmissão fecal-oral. Os sintomas mais comuns da Meningite são:
- dor de cabeça e na nuca;
- rigidez no pescoço;
- febre;
- vômito;
- pode ocorrer fotofobia (sensibilidade à luz), irritabilidade, letargia a confusão mental, entre outros.
Sentindo algum desses sintomas, procure avaliação médica, pois somente o profissional poderá fazer uma análise adequada já que alguns sintomas são comuns a diversas doenças. O primeiro atendimento ocorre nas Unidades Básicas de Saúde de Campo Largo e, se for identificada a suspeita, será feito encaminhamento para coleta de exames na UPA.
No Brasil, entre os anos de 2007 e 2020, foram notificados 393.941 casos suspeitos de Meningite, sendo confirmados 265.644 (várias etiologias). Observou-se ocorrência de 5.581 mortes, ou seja, uma doença com potencial de levar a óbito. Sendo uma doença de notificação compulsória e investigação obrigatória, a Vigilância Epidemiológica segue monitorando a incidência de casos no município.
Como podemos nos cuidar?
* Vacinando as crianças e adolescentes com aquelas disponibilizadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS): BCG, pentavalente, pneumocócica 10-valente conjugada, meningocócica C conjugada e ACWY. Com indicação médica há ainda imunológicos especiais: vacina Haemophilus influenzae tipo b conjugada (Hib), vacinas pneumocócicas polissacarídica (Pneumo 23) e conjugadas (Pneumo 10 e Pneumo 13);
* Higienização das mãos com frequência;
* Manter ambiente limpo e arejado;
* Lavar e desinfetar as frutas e verduras;
* Manter limpo reservatórios de água e desinfetar filtro e bebedouros;
* Etiqueta respiratória: se for tossir ou espirrar, cubra com a face interna do braço (na área superior da manga) ou com lenço descartável, cobrindo a boca e o nariz.
A prevenção é a melhor maneira de combater esta doença que, dependendo do agente causador, pode levar a óbito ou deixar sequelas irreversíveis.