Sabado às 23 de Novembro de 2024 às 06:33:44
Geral

Chuva repentina e passageira de granizo deixa 80 casas com telhado danificado

Chuva se formou de maneira rápida, com granizo em tamanhos grandes e durou
menos de 10 minutos em algumas regiões, mas tempo suficiente para fazer estragos

Chuva repentina e passageira de granizo deixa 80 casas com telhado danificado


Dia 28 de dezembro de 2021 alguns bairros campo-larguenses foram atingidos por uma chuva repentina e passageira de granizo. Com tempo aberto e temperaturas altas, as nuvens se formaram em poucos minutos, próximo das 16h20, e começou caindo apenas pedras, bastante grandes, seguido da água da chuva.

Segundo a Defesa Civil de Campo Largo, nesta data foram atendidas cerca de 80 pessoas que realizaram cadastro para receberem telhas novas e buscar recursos junto ao Governo do Paraná e Governo Federal. O 7º Grupamento de Bombeiros de Campo Largo distribuiu lonas aos munícipes atingidos pela chuva, que puderam cobrir seus telhados em medida emergencial.

Em Campo Largo, muitos relatos de leitores que presenciaram a chuva nos bairros Ferrari, Ouro Verde, Vila de Lourdes, Vila Elizabeth, São Francisco, Rondinha, Vila Solene e algumas regiões do Centro. Na BR-277, sentido Norte, conforme vídeo postado pelo Grupo BR-277, motoristas pararam e esperaram a chuva passar para seguir viagem com segurança. Enquanto isso, outras partes da cidade não tiveram ao menos chuvas registradas, inclusive evidenciando sol e tempo aberto em imagens enviadas à Folha.
Conforme divulgado pelo Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) à Tribuna do Paraná, no período indicado houve a passagem de algumas tempestades por Campo Largo, o que pode ter provocado a presença de granizo. Além de Campo Largo, bairros dos municípios de Almirante Tamandaré, Curitiba, Piraquara e Tijucas do Sul também foram atingidos.

Capacitação da Defesa Civil
Ao longo de 2021, a Defesa Civil Estadual capacitou os coordenadores municipais de proteção e defesa civil em todo o Paraná. O treinamento ocorreu com apoio das defesas civis regionais, que preparam os espaços e ajustaram todos os ambientes para que os municípios comparecessem ao treinamento. Ao todo foram realizados 33 encontros nas 18 Coordenadorias Regionais de Proteção e Defesa Civil (Corpdec) em todo Estado, envolvendo técnicos de 312 prefeituras, conforme informa a Agência Estadual de Notícias.

Por conta da pandemia foi necessário dividir os espaços para que as medidas de segurança fossem seguidas, permitindo a tranquilidade de todos que participaram dos treinamentos.
A parte técnica das capacitações foram organizadas e ministradas pelos integrantes da Defesa Civil Estadual com amplo conhecimento na área de preparação e atendimento a desastres.

Entre os temas abrangidos estavam a introdução aos sistemas utilizados, legislações, procedimentos para cadastramento de ocorrências, homologações e reconhecimentos federais, além de processos utilizados para envio de ajuda humanitária estadual. Também foram apresentados procedimentos para processos de auxílio federal, como plano detalhado de resposta, cartão pagamento de defesa civil, plano de trabalho e reconstrução.

Além dos temas mais diretamente ligados à resposta, também foram apresentados o programa brigadas escolares e os trabalhos dos comitês de barragens, prevenção de incêndios florestais e produtos perigosos, que podem auxiliar nas ações de preparação e atuação do município em caso de desastres.

A Defesa Civil do Estado é reconhecida por desenvolver o primeiro sistema voltado às ações de Defesa Civil no Brasil. O sistema foi desenvolvido com o apoio da Celepar e, em 2015, foi premiado como o melhor sistema de uso interno das Américas pela ONU.

O grande diferencial do sistema é que ele não é estático, sempre incluindo novas ferramentas e informações importantes para garantir maior celeridade, fluidez e transparências às ações de atendimento aos desastres. Por isso, é tão importante que os municípios recebam rotineiramente estas instruções de nivelamento.

Campo Largo faz parte da 7ª CORPDEC – Curitiba e RMC Norte, juntamente com municípios vizinhos, como Colombo, Campo Magro, Adrianópolis, Balsa Nova, Campina Grande do Sul, Cerro Azul, Quatro Barras, Itaperuçu, Rio Branco do Sul, Almirante Tamandaré e São José dos Pinhais.