51,42% dos alunos, cujas famílias optaram pelo ensino híbrido, terão a oportunidade de retornar às aulas presenciais de maneira escalonada, conforme calendário divulgado pela Educação
As aulas dos alunos das escolas municipais de Campo Largo irão retornar a partir do dia 26 de julho no modelo híbrido, iniciando com as turmas de 5º anos, Salas de Recurso, Programas e Atendimentos do Cemae e EJA. A notícia, que há um ano e quatro meses está sendo esperada por pais, estudantes e profissionais da Educação, foi anunciada em live pelo prefeito Maurício Rivabem e pela secretária da Educação Dorotea Stoco no início da noite desta quinta-feira (08) à população.
Na manhã desta quarta-feira (07), Dorotea explicou à Folha de Campo Largo que já nos dias 21, 22 e 23 de julho acontecerão reuniões presenciais nas escolas. “Essas reuniões acontecerão para que as famílias que optaram pelo retorno fiquem cientes dos protocolos e possam acompanhar e ver toda a organização que a escola realizou para que tudo possa funcionar conforme planejado.”
Os estudantes, cujas famílias optaram pelo modelo presencial/híbrido, participarão de atividades presenciais de maneira escalonada, conforme calendário divulgado pela Secretaria Municipal de Educação, ficando alguns dias em casa, com o ensino remoto. “O escalonamento ocorrerá quinzenalmente e dependerá do número de estudantes que optaram pelo retorno em cada sala de aula. Na última pesquisa realizada pela Secretaria Municipal de Educação, na última semana de junho, levantamos que, de 9.291 respostas, 51,42% optaram pelo híbrido e 48,58% por continuar no modelo remoto, ou seja, opiniões bastante divididas”, acrescenta.
A secretária segue explicando que os responsáveis pelos estudantes que optaram por manter o ensino remoto e em dado período do transcorrer deste restante de ano letivo sentirem segurança em passar o estudante para o ensino híbrido poderá fazê-lo, desde que comunique previamente a diretoria da instituição para que possa ser feita toda a readequação das escalas. O estudante não poderá somente ir para a escola sem avisar que deseja realizar esta mudança. O mesmo acontece no contrário, será preciso avisar que deseja retornar ao modelo remoto, pois o não comparecimento às aulas resulta em faltas.
Estudantes que optaram por ensino remoto continuarão a receber as atividades, da mesma maneira que tem sido feita até o momento. Durante o período de escala, os estudantes do modelo híbrido que estiverem em casa também receberão atividades no modo remoto.
Os profissionais da Educação já estão sendo vacinados, alguns inclusive já tomaram as duas doses da vacina. Conforme cronograma divulgado diariamente pela Prefeitura de Campo Largo, podem ser vacinados trabalhadores da Educação do Ensino Regular e Superior presencial (conforme lista encaminhada à Vigilância), com 18 anos ou mais, no drive thru do Instituto Federal do Paraná – das 09h às 16h. Basta apresentar declaração que comprove vínculo com a instituição, documento pessoal com foto e CPF, comprovante de endereço e uma caneta.
Calendário e protocolos
É importante salientar aos pais e responsáveis que a escola municipal que o estudante está matriculado enviará todo o escalonamento para as famílias, o que deve ser seguido rigidamente para que o ensino híbrido possa funcionar com segurança.
Os alunos dos 5º anos, Salas de Recursos, Programas e Atendimentos do Cemae e EJA retornarão às instituições no dia 26 de julho. No dia 02 de agosto retornam os 4º anos e as Classes Especiais dentro das escolas regulares (funcionarão de maneira reduzida também, para estudantes de 1º a 5º anos). No dia 09 de agosto retornam os 3º anos, no dia 16 os 2º anos, dia 23 os 1º anos e no dia 30 o retorno do Infantil 4, Infantil 5 e Escolas Especiais.
Importante frisar que os Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) não têm uma data definida para retorno presencial.
A secretária ressalta ainda que dos dias 21 a 23 de julho acontecerá a sensibilização das famílias e estudantes, ou seja, uma reunião com os pais, feita por meio de grupos, para repasse do protocolo de segurança e organização da escola, bem como a acolhida dos estudantes.
Todos os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) já estão nas escolas e os profissionais da Educação estão recebendo assistência para orientação do uso de cada um.
Para entrar nas escolas, os estudantes precisarão realizar a aferição de temperatura e se houver algum caso suspeito a escola acionará a família para que busque o aluno na instituição e então serão tomadas as medidas necessárias conforme planejamento.
As atividades acontecerão somente de maneira individual, assim como o lanche, que poderá ser feito na sala ou no refeitório, respeitando 1,5 m de distância entre cada aluno. As aulas especiais – Educação Física e Arte – continuarão conforme currículo escolar. O uso da Biblioteca também seguirá um protocolo específico.
Cada aluno terá a sua garrafinha particular – que inclusive a Secretaria de Educação está adquirindo – e os banheiros ou saídas serão controladas de acordo com o espaço e distanciamento.
Agenda da Educação
Para garantir um retorno seguro e eficiente, a Secretaria da Educação precisou organizar uma grande agenda de reuniões, além de todo o trabalho que já estava sendo feito previamente. No último dia 05 de julho foi realizada uma reunião com todos os diretores das Escolas e Cmeis para esclarecer todos os encaminhamentos a serem dados. No dia 06 de julho foi feita uma conversa com o transporte escolar (vans a serviço do município) para repasse de protocolos a serem seguidos, documentos vindos da Secretaria Estadual de Saúde do Paraná. A empresa Nossa Senhora da Piedade já foi acionada sobre o retorno das aulas no modelo híbrido via ofício.
No dia 07 de julho a reunião online aconteceu com as Associações de Pais, Mestres e Funcionários (APMFs) e Conselhos Escolares sobre os protocolos de retorno, bem como momento de conscientização do papel da sociedade neste momento e sobre a vacinação.
Os próximos passos incluem no dia 12 de julho a divulgação de um vídeo explicativo com o protocolo de biossegurança, dia 13 divulgação do E-book sobre os protocolos, para então início dos retornos no dia 21 de julho com a acolhida.
A Educação nos conecta
Há um ano e quatro meses funcionando de maneira remota, a secretária de Educação reforça que em nenhum momento houve parada dos trabalhos dos profissionais desta área. “Foram momentos de aprendizagem, que exigiu muito dos professores, dos responsáveis e dos alunos. Neste momento precisaremos contar ainda mais com o apoio para que este retorno seja seguro para todos. Nós adotamos o tema ‘A Educação nos conecta’, porque neste período, tanto no online, como agora no presencial, foi a Educação que nos manteve juntos, tanto os profissionais da Educação, como alunos e famílias”, diz. “Contamos agora novamente com este apoio de todos”, acrescenta.
A secretária explicou ainda que são realizadas quinzenalmente reuniões pelas coordenações da SME para alinhamentos pedagógicos diante das avaliações diagnósticas aplicadas nos estudantes, que acabam norteando o trabalho. Também quinzenalmente são feitas reuniões com as escolas para informações, trocas e esclarecimentos de dúvidas e orientações.
“Na semana do dia 28 e 30 de junho nós realizamos encontros via Meet, quando foram tratados pontos observados nas avaliações diagnósticas que foram elaboradas pelo Departamento Pedagógico e haviam sido aplicadas no primeiro trimestre de 2021. Nosso objetivo foi tratar dos pontos de maior dificuldade dos estudantes, ou seja, defasagens que necessitam de uma maior atenção do docente, subsidiando seu planejamento de forma a ter maior efetividade e suprir as deficiências observadas”, afirma.
No dia 01 de julho foi dado início à 2ª Semana Pedagógica que envolveu todos os trabalhadores da Educação e teve como tema “O Cuidado com o Ser Humano”, de Guilherme Davoli. Nos próximos dias 19 e 20 os profissionais da Educação terão palestras com grandes nomes do meio.